ANADIA DÁ A CONHECER OS SEUS ARTISTAS

3/22/2009 11:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

No próximo fim-de-semana terá lugar uma mostra de artesanato e de gastronomia, no Museu do Vinho da Bairrada aqui em Anadia. São certames que estão a acontecer com alguma frequência pela nossa cidade, o que é de salutar, pois existia um certo vazio de actividades pela sede de concelho. Isto também é fruto, na minha opinião dos comentários e artigos espalhados pela blogosfera local, onde se criticava um certo laxismo que pairava por estas bandas. Felizmente que este fenómeno está em queda e os anadienses saem a ganhar.

Publicado em Paulo "Cagido"

Escolía quê?!

3/22/2009 08:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As Escolíadas regressam, dia 24 de Abril, aos palcos do complexo “Três Pinheiros” na Mealhada.
Trata-se de um concurso que pretende fomentar, junto das populações estudantis, o gosto passivo e activo pela arte em geral, sobretudo no que se relaciona com as modalidades artísticas englobadas no projecto (teatro, dança, música e pintura).


Aqui fica o programa:


1ª. Sessão – Sexta-feira 24 De Abril
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes – Ílhavo
Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida de Mira
Escola Secundária Homem Cristo – Aveiro


2ª. Sessão – quinta-feira 30 De Abril
Escola Secundária Avelar Brotero – Coimbra
Escola Secundária Dr. João Lopes De Morais – Mortágua
Escola Secundária da Gafanha Da Nazaré


3ª. Sessão – sábado 2 De Maio
Colégio De Albergaria A Velha
Escola Profissional De Aveiro
Escola Secundária de Montemor-o-Velho


4ª. Sessão – sexta-feira 8 De Maio
Escola Secundária de Oliveira Do Bairro
Escola Secundária De Carregal Do Sal
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento de Aveiro


5ª. Sessão – sábado 9 De Maio
Escola Secundária De Oliveira Do Hospital
Agrupamento Vertical De Escolas De Penacova
Escola Secundária De Mealhada


6ª. Sessão - sexta-feira 15 De Maio
Escola Secundária Dom Dinis de Coimbra
Escola Secundária de Vagos
Escola Secundária José Estêvão de Aveiro


7ª. Sessão – sábado 16 De Maio
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima de Esgueira
Escola Prof. de Agricultura e Desenvolvimento Rural De Vagos


Final – 22 De Maio
Entrega de Prémios – 5 de Junho


Publicado no Bairrada Digital



A Escola Secundária de Anadia, mais uma vez, não participa nas Escolíadas. Os míudos que lá estudam agora devem perguntar: Escolí quê?!
.
Na foto recorda-se a última vez que a Escola participou na prova que se realiza na Quinta dos Três Pinheiros. Se alguém souber o nome dos elementos que estão na foto agradece-se a divulgação.
.
Upgrade:
Segundo o Paulo Mamede, "Há um pequeno lapso na noticia, pois no ano passda 07/08 a Esc. Sec. de Anadia participou...". E é verdade, por erro não contei a participação do ano passado ao rever o historial de participações. Sendo assim, e não encontrando dados que afirmem o contrário, a foto é da penúltima (e não última) edição em que a ESA participou.
.
Nessa edição a ESA saíu vencedora ao conseguir mais pontos que o Colégio de Calvão e a Profissional de Agricultura de Vagos. No entanto, prejudicado pela avaliação da prova teatral não conseguiram a passagem à final.

Zona Industrial, e o resto?

3/22/2009 08:11:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Sobre este assunto, relato uma conversa que tive com o Mestre Luís Negrão no início desta semana, a propósito da região da Bairrada (também ela inserida na região do Dão e também ela com elevado número de camas disponíveis). Falávamos do próximo concurso nacional de saltos que se vai realizar no hipódromo da Anadia, e referia-me ele, que a iniciativa está a ter um enorme apoio da junta de turismo, dos empresários da região e do poder local, porque o drama daquela região é:
Como fixar por dois ou três dias as pessoas que vêm visitar as caves e comer leitão? Este concurso vai fixar uma quantidade de gente durante três dias, pelo menos.
.
Ora são estas iniciativas, ou outras deste ou doutro género, que podem trazer visitantes e arrecadar o dinheiro destes e estas coisas estão irremediavelmente ligadas ao sector primário em simbiose com o sector terciário.
A indústria nunca conseguirá este efeito.
.
Excerto de texto publicado em Canas em Peso

CIDADE SEM FANTASMA

3/22/2009 07:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

.
Trabalho de Gerónimo Freitas intitulado Cidade Sem fantasmas. Eu diria que a cidade é o próprio fantasma.

Manuela Ferreira Leite na Curia

3/22/2009 07:00:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Arrancou na passada sexta-feira e terminou há poucas horas, no Grande Hotel da Curia, aqui ao lado, a terceira edição da Universidade da Europa, uma iniciativa dinamizada pelo PSD, pelo seu grupo de eurodeputados e pela Juventude Social-Democrata que funciona como acção de formação destinada aos jovens quadros do partido laranja, e em que marcaram presença importantes figuras do partido, como Carlos Coelho (deputado europeu), Silva Peneda e Duarte Freitas (deputados nacionais), Pedro Rodrigues (presidente da JSD), João de Deus Pinheiro (vice-presidente do PPE), Ignacio Salafranca (deputado e coordenador do PPE na Comissão dos Assuntos Externos), e Manuela Ferreira Leite, que encerrou o encontro. Rubricando um discurso bastante previsível, pelo menos na tónica acusadora, a líder do PSD não foi parca nas críticas a José Sócrates e ao seu governo, que acusou de ser perdulário no que às contas da União Europeia diz respeito.
(...)
Nos dias que antecederam a realização desta terceira edição da Universidade da Europa, circulou por todo o concelho de Anadia o boato de que os militantes locais pretendiam surpreender a presidente do partido. A “espera” teria como objectivo, segundo o Mente Despenteada conseguiu apurar, fazer pressão sobre Ferreira Leite, no sentido de a convencer de que o candidato desejável à câmara local será José Manuel Ribeiro, líder da concelhia, e não Litério Marques, o actual autarca, que já mostrou vontade de se recandidatar. Dizia-se que os militantes afectos ao líder da concelhia receberiam a sua líder junto ao Grande Hotel, empunhando cartazes e faixas, capitalizando a esperada presença de jornalistas no local. É verdade que não estava junto ao hotel no nomento em que Manuela Ferreira Leite chegou, mas não dei por qualquer manifestação, e também não houve quem me falasse disso…

.
Excerto de texto publicado em Mente Despenteada III

Se Litério M for candidato pelo PSD, eu voto (Respostas)

3/22/2009 06:50:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A sondagem terminou, e surpresa, ou não, é que Litério não é de todo o candidato mais desejado. Ninguém, dos participantes, vota no Litério Marques. No máximo vota no Partido Social Democrata.
.
26% diz votar em outro partido, mas a grande maioria, 57%, diz votar em branco.
.
Litério M
0 (0%)
PSD
4 (15%)
noutro partido
7 (26%)
em branco
15 (57%)

MICAEL ELEITO PRESIDENTE DA JUVENTUDE POPULAR DE ANADIA

3/22/2009 06:43:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Micael Silva foi eleito presidente da concelhia de Anadia da Juventude Popular, em plenário realizado no passado sábado, dia 14. “Cativar a juventude para as questões políticas” é a bandeira do novo presidente.
.

Avaliação dos profesores

3/22/2009 06:02:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Todos nós conhecemos a luta dos professores. Por isso não vale a pena aqui entrar em debate se é ou não uma luta justa e feita da melhor forma.
.
Merece, no entanto, registo o seguinte:
- Segundo o Professores Quadro de Honra, no Agrupamento de Escolas de Anadia, 88 professores entregaram os Objectivos Individuais, e somente 36 professores não o fizeram.

ANADIA NATURAL

3/22/2009 05:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

No fim-de-semana passado, peguei na máquina fotográfica e fui à procura do natural aqui por Anadia e não foi preciso andar muito, para descobrir locais naturalmente bonitos. Às portas da nossa cidade temos um pequeno rio que nos proporciona imagens muito agradáveis à vista. Peço desculpa por não saber o seu nome, mas vou tentar indagar sobre isso. Como o Inverno foi mais chuvoso que o habitual, eis que a água corre límpida e serena, provocando sons relaxantes aos nossos ouvidos. Quando ocorrerem novos tempos livres no meu dia à dia vou procurar outros locais onde a natureza é como sempre maravilhosa. Oxalá estes locais sejam por todos nós respeitados.

Publicado em Paulo "Cagido"

Bairradinos levam bandeira de Anadia ao Cairo em 15 dias de aventura

3/22/2009 05:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Renny Moniz e Hernâni Moreira, dois bairradinos naturais do concelho de Anadia, vão partir no dia 24 à conquista do Cairo, capital do Egipto, ao volante do “Primefix 76”, um automóvel da marca Mazda com mais de 30 anos de idade.

A façanha vai consistir em atravessar países como a Argélia, Tunísia e Líbia, até cortar a meta na maior cidade do mundo árabe e da África - o Cairo - e depois regressar, completando 12 mil quilómetros em apenas 15 dias.

Para Renny Moniz a aventura já não será de todo estranha. Até porque em 2008 o “velhinho bólide” já atravessou as terras de África até Dakar, a capital do Senegal.

“Desta vez tudo surgiu de uma brincadeira. Em primeiro falou-se em ir até Trípoli, capital da Líbia. Mas depois um amigo sugeriu o Cairo, numa conversa de café”, conta Renny Moniz, que acabou por lançar o desafio a Hernâni Moreira, que vai sair pela primeira vez para fora da Europa.

A dupla, que se vai estrear pelos destinos que vai agora trilhar, não sabe ao certo o que vai encontrar pelo longo caminho. Mas de uma coisa ambos têm a certeza: “O nosso objectivo é levar a bandeira de Anadia e o espumante da Bairrada até às Pirâmides de Gizé. As garrafas que levamos connosco só serão abertas lá”, garantiu Renny Moniz, mentor da aventura.

.
Excerto de texto publicado em Quiosque das Letras

"Sinal laranja BTT e PSD: o primeiro passo dado."

3/22/2009 02:01:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


o grupo de BTT, "Lobos da Montanha", de Famalicão, Anadia, já se encontra a marcar o percurso da sua 6ª rota e no nosso concelho. Paraimo (Rua da estação, lado acesso Velódromo Nacional), da freguesia de Sangalhos, é lugar marcado!

De forma distinta, o PSD de Anadia já deu também o seu sinal laranja: uma conferência de imprensa convocada por Lígia Filipe Seabra, a ocorrer amanhã na sede concelhia, pelas 12 horas, para onde convidou a imprensa regional, e nacional.

http://anajesusribeiro.wordpress.com/2009/03/22/btt-e-psd-os-sinais-laranja-distintos-no-concelho-de-anadia/

(Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem")