7ª Volta às Terras de Anadia em Ciclismo

4/04/2009 10:57:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

Realiza-se no próximo domingo, dia 5, de manhã, a 7.ª Volta às Terras de Anadia em Ciclismo, prova a contar para a Taça de Portugal de Cadetes /Zona Norte. O concelho de Anadia recebe pelo 7.º ano consecutivo uma competição de formação de ciclismo. A partida será dada na freguesia de Paredes do Bairro, pelas 11h, junto ao Centro Social. Após os ciclistas percorrerem cerca de setenta quilómetros, passando pelas quinze freguesias do concelho de Anadia, a chegada terá lugar em Ancas, antes do Pavilhão Gimnodesportivo, cerca das 12h30. A organização estará a cargo da Associação de Ciclismo de Aveiro, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Anadia, GNR e da Câmara Municipal de Anadia que, mais uma vez, é o principal patrocinador desta prova.

Fonte: JB Online

PS VS JS

4/04/2009 04:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Na praça pública fala-se que Lino Pintado estará com medo que o jovem André tenha mais protagonismo que ele e, como tal, é necessário afastá-lo das lides políticas, antes que faça estragos. Numa coisa o jovem tem razão, desde que o senhor Pintado é vereador ainda não se conhece um único projecto seu que tenha apresentado na Câmara.
.
Dizem as más línguas que o candidato do PS à Câmara está totalmente convicto de que vai ganhar a presidência, porque a malta do PSD anda distraída com outras andanças e que o povo não está a gostar da lavagem de roupa suja.Não conheço pessoalmente o senhor Pintado, mas se pensa assim, bem pode sentar-se à sombra, porque nunca vai ganhar a Câmara de Anadia. Haja bom-senso!
.
Publicado em Anadia On Line

VINHOS DA BAIRRADA NA FEIRA DE MARÇO

4/04/2009 01:47:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

É no Parque de Exposições de Aveiro, no âmbito da Feira de Março – a maior montra económica da Região Centro, que arrancou no dia 25 de Março e se prolonga até 26 de Abril, com organização da Aveiro-Expo E.M. e alto patrocínio da Câmara Municipal de Aveiro – que tem hoje lugar, entre as 16 e as 20 horas, uma prova de vinhos. Num evento dinamizado pela Rota da Bairrada, a cidade da ria recebe o produtor de vinhos Luís Pato, proprietário da Adega Luís Pato, sediada na freguesia de Óis do Bairro, no concelho de Anadia, para uma prova de um vinho branco e de um vinho tinto, estando reservada para amanhã a presença da Adega da Quinta do Encontro, também sediada no concelho. Para o próximo mês de Setembro está agendada a 2ª Gala do Espumante da Bairrada.

Os protagonistas
A Adega Luís Pato foi criada na sequência da associação de duas famílias tradicionais da Bairrada: a família Pato e a família Melo Campos. Na Quinta do Ribeirinho, há documentos que indicam que ali é feita produção de vinhos desde o século XVIII, mas com a demarcação da região bairradina o carácter distinto dos vinhos levou a que se enveredasse pelo engarrafamento da produção própria nos anos 70 do século XX. Na década de 80, os prémios em concursos locais deram ânimo para prosseguir a senda de inovação implementada por esta empresa, onde os artesãos combinam técnicas ancestrais de velho mundo com o melhor da tecnologia do novo mundo para “desenhar” dezena e meia de diferentes vinhos, néctares que satisfazem diferentes gostos.
O projecto Quinta do Encontro, surgiu, com um novo conceito, no ano 2000, tendo como filosofia de base a produção diferenciada em relação à imagem associada à região da Bairrada. Produz vinhos com a denominação Bairrada num estilo moderno e actual. Situado na freguesia de S. Lourenço do Bairro, em Anadia, este empreendimento deve o nome à sua localização, perto da Cruz do Encontro. Iniciou a produção de vinhos em 1930, numa pequena adega situada em Paredes do Bairro. Em Outubro de 2007, a Quinta do Encontro deu a conhecer a sua nova adega, de arquitectura moderna e inovadora, nascida da necessidade de dinamizar o projecto, aumentando e melhorando a capacidade de vinificação. No novo espaço, assente num conceito de promoção do enoturismo, é agora possível tomar contacto com as várias fases do processo produtivo, da vinha à prova.
Criada em Novembro de 2006, a Associação da Rota da Bairrada, segundo os estatutos, é uma associação de carácter regional, constituída sem fins lucrativos, que tem como objectivo a dinamização, promoção e valorização da actividade vitivinícola da Bairrada, e actividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região. A cerimónia da Outorga da Escritura Pública da constituição da nova Associação “Rota da Bairrada” realizou-se no salão Nobre dos Paços do Concelho de Anadia, com a presença de Sua Excelência o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas – Dr. Jaime Lopes Silva. A Rota da Bairrada é assim um novo projecto de revitalização da então existente Rota dos Vinhos Bairrada, que teve desde o seu início uma forte e activa participação das Autarquias da região. Um movimento de renovação que consiste basicamente em unir os vários intervenientes na área do turismo, de toda a região da Bairrada, organizando, de forma articulada e estruturada, as valências que cada um tem para oferecer de forma a conseguir criar produtos turísticos que consigam responder às exigências dos vários públicos-alvo. A Bairrada, terra de serra e mar, termas e vinhos, gastronomia e desporto tem tudo para se tornar um forte destino turístico e foi nessa convicção que se iniciou esta nova e forte dinâmica baseada na pró-actividade, e que consiste a sua acção no princípio base de “Unir para ir mais longe…”.

Texto: Carla Teixeira
Fotografia (direitos de autor): Leiam a Imagem

Anadia - Desemprego aumenta 25% em um ano

4/04/2009 01:20:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Mais 203 desempregados no concelho de Anadia entre Fevereiro de 2008 e de 2009. Um aumento superior a 25%. Actualmente estão registadas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) 991 pessoas, das quais 890 procuram novo emprego e apenas 101 estão à procura do 1º Emprego.
.
Durante o segundo mês do ano inscreveram-se 135 pessoas. A grande maioria foi despedida ou não viu os seus contratos renovados. O sexo feminino continua a ser o que regista mais inscrições no Centro de Emprego. Mas o número de homens inscritos registou um aumento superior ao das mulheres.
.
No concelho anadiense ter o "canudo" não é sinónimo de ter emprego (existem 116 licenciados desempregados), mas ajuda. Os indivíduos com menor escolaridade tendem a ter mais dificuldades em conseguir um posto de trabalho.
.
Se o desemprego aumentou, as propostas de trabalho diminuíram. Ao Centro de Emprego de Anadia chegaram durante o mês de Fevereiro oito (8) ofertas de emprego, menos 25 que no período homólogo de 2008. Contudo, todas as vagas acabaram por ser preenchidas no decorrer do mês, o que não aconteceu no ano passado.