Rota da Bairrada comemora Dia Europeu do Enoturismo

11/05/2009 07:58:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


O Dia Europeu do Enoturismo comemora-se no dia 8 de Novembro.
A Rota da Bairrada e a Turismo Centro de Portugal associam-se a este evento e convidam visitantes/turistas, os enófilos ou os simples curiosos pela cultura vínica, a visitarem a Região Vitivinícola da Bairrada.
A diversidade de paisagem, o património histórico, a cultura do vinho e prática do enoturismo distinguem o Território da Bairrada na promoção produto Gastronomia e Vinhos.
O nosso associado, Museu do Vinho Bairrada, receberá os visitantes com uma flute de espumante, num brinde à excelência vitivinícola e ao enoturismo, sugerindo a visita ao território e às nossas caves e adegas que se associaram a esta iniciativa e no próximo domingo, dia 8 de Novembro, abrirão as suas Adegas/Caves, das 14H30 às 18H00: Aliança-Vinhos de Portugal, Campolargo, Adega Luís Pato, Caves São Domingos, Caves São João, Casa do Canto, Quinta do Encontro e Quinta de Baixo.
Aproveitando os visitantes já encontram no território, iremos promover esta acção, no dia 8 de Novembro, junto do nosso restaurante associado, Nova Casa dos Leitões e também hotéis, postos de turismo e outros locais de passagem de visitantes. O objectivo será, enquadrando a iniciativa, convidar os clientes/visitantes, a visitar o território Bairrada.
A Bairrada e o Centro de Portugal convidam todos os visitantes para connosco comemorar o DIA EUROPEU DO ENOTURISMO, em visitas gratuitas às nossas Caves e Adegas, numa experiência sensorial única no Mundo dos Vinhos.
A Bairrada espera por si por um brinde!
[Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]

Moradores da Bairrada dizem que foram escravizados em ESPANHA

11/05/2009 11:38:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Cerca de 40 pessoas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro rumaram para o País Basco, em Espanha, para trabalhar nas vindimas, com a expectativa de ganhar algum dinheiro. No entanto, dizem ter sido enganados e escravizados, por terem sido submetidos a um regime de cativeiro semelhante à escravidão.
...
(...)
...
De Anadia, mais concretamente da freguesia de São Lourenço do Bairro, o JN também ouviu Filipe Marques, que em virtude de estar desempregado julgou estar a aproveitar uma oportunidade. Mas na hora da chegada lamentou as condições não serem as acordadas ainda em Portugal.
Nos cinco dias que permaneceu no País Basco, ao ver-se sem o Bilhete de Identidade decidiu regressar à pátria, temendo que o pior pudesse acontecer.
O angariador da mão-de-obra, Joaquim Pinho, era contactado na freguesia de Amoreira da Gândara, Anadia. Também o autocarro era apanhado pelos trabalhadores naquele local.
Ao JN, o responsável pelo recrutamento disse não entender as queixas, chegando a afirmar que só duas ou três pessoas se mostraram descontentes e por não quererem trabalhar. Joaquim Pinho garantiu que todos foram ganhar mais do que em Portugal e esclareceu que vai continuar a recrutar trabalha-dores para fazer as vindimas naquela região vitivinícola, onde é feito o vinho mais setentrional de Espanha.
(...)
...
Excerto de notícia publicada em Litoral Centro

Negócios com sucata

11/05/2009 11:26:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Empresário de Ovar, Manuel Godinho, é acusado de ter relações privilegiadas com responsáveis do sector empresarial do Estado

Entre 2004 e 2006, a O2, de Manuel Godinho, apresentava a REN como um dos seus melhores clientes. Mas, já desde 2002 que o presidente da REN, José Penedos, receberia valiosas prendas de Natal de Godinho, apurou o JN.

E ao filho daquele ex-governante do PS, Paulo Penedos, terão sido entregues 270 mil euros, para que garantisse, junto do pai, a renovação do contrato de gestão global dos resíduos da REN, o que conseguiria, e informação privilegiada de concursos e consultas. Aqui, destacou-se, este ano, um contrato na Central de Crestuma, em Vila Nova de Gaia.
...
(...)
...
Outras empresas

Há pelo menos mais meia dúzia de empresas do sector empresarial do Estado onde a Polícia Judiciária de Aveiro detectou operações de gestão de resíduos com recurso a práticas alegadamente criminosas. Foi o caso do levantamento irregular de transformadores das subestações de Mogofores (Anadia) e de Atouguia (Peniche) da EDP; da recolha de resíduos de uma empresa do grupo Empordef, que gere participações sociais tuteladas pelos ministérios das Finanças e da Defesa; da recolha de resíduos de um estaleiro da Estradas de Portugal, em Viseu; do desmantelamento de 30 carruagens da CP na estação do Pinheiro; da subtracção de mais de uma centena de resíduos nobres da Lisnave.
...
Notícia do JN