PS/Anadia apresenta candidatos na Curia

8/31/2009 12:38:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

O Partido Socialista de Anadia vai fazer a apresentação pública dos seus candidatos às próximas Eleições Autárquicas do concelho, no Sábado, dia 5 de Setembro, pelas 19h00, no Largo Dr. Luis Navega, na Curia, com a presença de Maria de Belém Roseira.

Do programa do dia, consta uma visita ao Mercado Municipal de Anadia e instituições do concelho, com particular destaque para as instituições de carácter social, com o objectivo de melhor identificar as necessidades e problemas existentes, de modo a poder contribuir para a sua satisfação e resolução.

Haverá ainda um passeio pedestre pelo centro de Anadia.

Publicado em Região Bairradina

Curia: Festa do Leitão em risco de não se realizar

8/31/2009 11:44:00 da manhã Publicado por Sérgio Bandeira

Ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, a Festa do Leitão da Curia não se realizou este ano. O evento era promovido pela Junta de Turismo da Curia, em parceria com a Junta de Freguesia de Tamengos, com o apoio da Câmara de Anadia. Em risco poderá estar também a habitual Festa das Vindimas que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro.
Ao RB, o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Saraiva lamentou que a Festa não se tenha realizado, uma vez que, normalmente é um grande chamariz, atraindo sempre algumas centenas de pessoas a esta estância termal. “Eram muitas as pessoas que costumavam vir à Curia para participar no evento”, referiu.

Para além de promover a iguaria da Bairrada, era também uma forma de promover a Estância Termal da Curia.

As razões que levaram à sua não realização não estão ainda bem explicitas, contudo, o facto de a Junta de Turismo da Curia ter sido “absorvida” pela nova entidade do Turismo Centro de Portugal, é uma dessas razões, dado que este organismo não promove este tipo de eventos, apenas apoia.

Há quem seja da opinião de que a promoção da Festa deveria ser da Câmara Municipal de Anadia.

Quanto à possibilidade de a Junta avançar com a sua realização, Francisco Saraiva explicou que não tem meios financeiros, nem logísticos para a realizar.

O evento realizava-se sempre no feriado de Agosto (15). Paralelamente, a Junta de Freguesia promovia um passeio cicloturístico com a participação de cerca de uma centenas de pessoas, o qual foi cancelado, dado que era mais um complemento da festa. “Não faria sentido realizar o passeio se não havia a Festa do leitão”, realçou o autarca que adiantou que “deverá ter lugar na Festa das Vindimas, caso esta se realize”.


Publicado em Região Bairradina

Nota: Embora a notícia do RB refira "Festa das Vindimas", penso que é "Festa do Leitão".