O "poder" de compra ou a falta dele

8/12/2010 03:21:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Agradecemos desde já ao Artcking que nos fez chegar à caixa de e-mail o seguinte:

(clicar para ler)

Quadro de Honra do poder de Compra.
Concelho de Anadia na 147ª posição.

Se o comparativo efectuado para os diversos concelhos do Distrito de Aveiro é preocupante, os dados enquadrados no total nacional é, no mínimo, desconcertante para uma análise mais global da qualidade de vida do concelho de Anadia.

O indicado elaborado pelo INE pretende caracterizar os municípios “sob o ponto de vista do poder de compra, numa acepção ampla, a partir de um conjunto de variáveis, como o vencimento salarial, contratos imobiliários e o número de automóveis, entre outros critérios. O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra corresponde ao factor com “maior poder explicativo extraído da análise factorial” e “pretende traduzir o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional”, conforme explicações do INE.

A liderança do poder de compra, como seria de esperar verifica-se nos Concelhos de Lisboa (235,74%), Oeiras (172,95%) e Porto (170,50). O Concelho de Aveiro, 11º da lista nacional apresenta um valor de (134,02%). Na região da Bairrada, Águeda, 101º da lista nacional, apresenta um indicador de 79,09%, Mealhada apresenta um valor de 77,40%, Oliveira do Bairro, classificado na 122ª posição a nível nacional apresenta um valor de 75,35%), ficando Anadia na 147ª posição a nível nacional e com um poder de compra de (68,67%), bem abaixo dos três concelhos vizinhos.