Sindicatos alertam para despedimento de milhares de docentes

8/12/2011 02:48:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Fenprof alertou esta segunda-feira para o que disse ser a "catástrofe" provocada pelas medidas do Ministério da Educação que vão levar ao "despedimento de milhares de docentes" e a um "inédito" número de professores com horário zero.

No dia em que termina o concurso para o destacamento por ausência de componente lectiva ainda não existem números oficiais sobre os professores que terão "horário zero", mas tanto Ministério da Educação e Ciência (MEC) como sindicatos sabem já que haverá um aumento do número de professores sem horário.

Numa audição parlamentar na semana passada, o ministro Nuno Crato admitiu que este ano haveria menos contratações e um aumento de "horários zero". O responsável da Federação Nacional de Professores (FENPROF) Luís Lobo considerou à Lusa que a actual situação é "uma catástrofe".

"Foi meticulosamente preparado o maior despedimento colectivo de professores contratados, cuja expressão maior terá lugar já em Setembro", denunciou a Fenprof, que fala em "milhares de 'horários zero' nas escolas".

Listando um grupo de estabelecimentos de ensino onde a situação é "dramática", Luís Lobo deu exemplos práticos, como uma escola em Ermesinde onde há nove "horários zero" ou a Escola Secundária de Ílhavo, com 32 "horários zero". O agrupamento de escolas do Carregal do Sal, com 35 casos, e o agrupamento de Anadia, são outras das escolas referidas.

Notícia completa no JN