Anadia: Votações a decorrer normalmente

1/25/2011 06:50:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

As eleições presidenciais em Vila Nova de Monsarros, no concelho de Anadia, estão a decorrer esta terça-feira com normalidade, após no domingo “terem sido boicotadas pelo protesto contra a ameaça do encerramento da extensão de saúde. “As mesas de voto abriram às 8h00, estão a funcionar com toda a normalidade” e “com os mesmos elementos que faltaram no domingo”, que inviabilizaram a realização de eleições, disse António Carvalho, Presidente da Assembleia de Freguesia e de uma das duas mesas de voto. Antes da abertura, já havia um eleitor à espera para “exercer o dever cívico”. Pelas 9h00 já haviam votado 18 dos 1719 eleitores inscritos. A taxa de afluência desta terça-feira é “muito inferior à habitual”, afirma.

Embora as eleições ali já não tenham qualquer influência no desfecho das presidenciais, essa não seria, na perspectiva do autarca a única razão que justificava tão elevada abstenção, em relação à mesma hora de actos eleitorais anteriores. "É provável que as pessoas venham votar à hora de almoço ou ao final do dia, depois de regressarem do trabalho", afirmou António Ferreira Carvalho. O boicote das eleições, no domingo, visou protestar contra a ameaça de encerramento da extensão de saúde e "pelo menos fomos ouvidos a nível nacional, que é coisa que não tem acontecido a nível local", sublinhou António Duarte, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros.

Os efeitos alcançados com o boicote e repetição das eleições não terminam, porém, os protestos. "Não nos conformamos" com o eventual encerramento da extensão de saúde, que obrigaria os utentes a deslocarem-se à sede do concelho, a seis quilómetros de distância, deslocação que, feita de táxi, custa 13 euros, afirmou António Duarte. 

Fonte: «Correio da Manhã»

Resultados presidenciais 2011 - freguesias

1/25/2011 02:06:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Vila Nova de Monsarros vota hoje, terça-feira
Foto obtida em CDS-PP Concelhia de Anadia