«Rir c’o Vinho!» em Grândola - Exposição de 30 cartoons bem-humorados de Fernando Jorge, natural de Anadia

7/03/2009 01:25:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

Rir c’o Vinho! é uma Exposição de cartoons, da autoria de Fernando Jorge, que está patente ao público na Biblioteca Municipal de Grândola. A exposição foi cedida temporariamente pelo Museu do Vinho da Bairrada, que é actualmente uma referência no que diz respeito à preservação e divulgação do Vinho da Bairrada nas suas mais diversas facetas. Esta é uma das exposições de maior sucesso do Museu: São 30 cartoons onde se satiriza personagens, vinhos, castas e adegas de referência da Bairrada, passando pelos conselhos clínicos.
Fernando Jorge é um cartoonista natural da Anadia, de elevado sentido de humor com mais de 30 anos de carreira dedicados às artes plásticas, e que aqui nos apresenta uma exposição de carácter inovador, com um elevado sentido de humor dirigida a todo o tipo de públicos. A marcar o encerramento da exposição, no sábado, 4 de Julho, a partir das 17h, há uma apresentação e degustação de vinhos da Península de Setúbal. Aprecie estes cartoons bem-humorados até sexta-feira, entre as 9h e as 19h, e no sábado, das 10h às 13h e das 15h às 17h. A iniciativa está inserida no programa da Rota das Tabernas, e é organizada pelo Município de Grândola, pelo Museu do Vinho da Bairrada e pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Fonte: Rostos Online
Imagem: Cartoon de Fernando Jorge

Instalações da GNR preocupam José Manuel Ribeiro

7/03/2009 01:02:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

O edifício onde está instalada a GNR de Anadia encontra-se em condições muito deficientes. É esta a conclusão a que chega o deputado anadiense na Assembleia da República, José Manuel Ribeiro, após uma visita ao local. A situação é tão grave que exigiu, na última semana, esclarecimentos ao ministro da Administração Interna, sobre o estado do imóvel e as condições em que os militares trabalham. "Problemas ao nível da rede eléctrica e de canalização, infiltração e humidades e tectos falsos a ameaçar ruína", são alguns dos identificados pelo deputado.
O edifício onde está instalada a GNR foi inaugurado em 1970, originalmente como prisão, e mais tarde adaptado a posto da GNR. De lá para cá, os gastos em manutenção têm sido mínimos e a situação tem vindo a agravar-se, com o peso dos anos. O alojamento dos militares é "surreal", admite José Manuel Ribeiro, confirmando que as antigas celas deram lugar a quartos para os militares, muito embora a Inspecção Geral da Administração Interna impeça a sua utilização para prender criminosos, "por falta de condições". Cada cela serve de quarto a quatro militares, avança, denunciando ainda que a cozinha e zona de lazer são "terceiro-mundistas" e que nem o arquivo se salva.
Este funciona no sótão e para aceder ao mesmo só através de um buraco no tecto, sendo necessário colocar uma escada móvel. Por isso, conclui que a mera realização de obras já não solucionará os problemas existentes, pelo que só novas instalações de raiz solucionam o problema. Por isso, questiona o ministro Rui Pereira sobre a situação da GNR de Anadia, pretendendo saber como é que o Governo vai solucionar o problema, se através de obras profundas no imóvel ou através da construção de novas instalações, assim como quando pensa o Governo iniciar as obras, caso opte por um novo edifício.

Texto: Catarina Cerca (Jornal da Bairrada)
Foto: Carla Teixeira