O Poeta-Cavador

2/16/2009 11:25:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Qu' importa que alguns senhores
Me neguem o pensamento?
Há de burros mais de um cento
Com o título de doutores!
Mas porque são possuidores
De centenares de cruzados,
Julgam que sobre os montados
Só medram bestas de carga!...
Têm razão : a vida é amarga
É a herança dos desgraçados.

Eu nasci na gruta escura,
Junto à urze fui criado;
Sempre de pão acanhado
Sem ter esperança futura,
Não segui pela literatura
Por viver sempre tão pobre...
Não tendo pão que me sobre
Para sustentar minha mãe,
Vou ganhando algum vintém
Com trabalho, que é tão nobre.

Parabéns aqui te ofereço
E as minhas honras te faço:
Ó Coimbra, dá-me um abraço
Se os teus abraços mereço!
Humildemente eu te peço,
Com os olhos fitos no Céu,
Se encontrares um verso meu
Sem rima ou sem medição,
Sou homem sem instrução
Desculpa ao rude plebeu!

p.s.(Em honra ao Manuel Alves, de Vale de Boi, que, porser analfabeto e não saber lerou escrever, dizia não conhecerletra do tamanho de um boi.)

publicado em Delírios do Corsário

Conde Rodrigues visitou hoje os tribunais de Anadia, Estarreja e Aveiro

2/16/2009 11:07:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

«O secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, destacou hoje que, no âmbito do novo mapa judiciário, está em curso “um investimento como nunca foi feito na recuperação e requalificação dos tribunais”».


Publicado em Sítio PT




«Conde Rodrigues visitou hoje as obras de adaptação dos tribunais de Anadia, Estarreja e Aveiro ao novo mapa judiciário, inseridos na comarca experimental do Baixo Vouga, onde está a ser feito um investimento de seis milhões de euros que permitirá criar mais sete salas de audiência, melhorar as condições dos edifícios e receber as novas valências criadas pela reforma.

O secretário de Estado iniciou a visita ao Baixo Vouga, esta manhã, por Anadia, cujo tribunal vai ser dotado de mais uma sala de audiências e onde estão a ser gastos cerca de 750 mil euros na requalificação do edifício, recebendo, para além da pequena e média instância cível e criminal que já possuía, um juízo de grande instância cível. Em Estarreja, o tribunal, inaugurado há 20 anos, está em obras de reestruturação, com um custo global de 800 mil euros.
As obras de adaptação passam pela mudança da secretaria para o rés-do-chão, onde funcionaram o notário e o registo predial, o que permite criar uma segunda sala de audiências e novos gabinetes.

Conde Rodrigues assina com José Eduardo Matos, presidente da Câmara de Estarreja, um protocolo de permuta com a autarquia: o Ministério da Justiça cede as casas dos magistrados e a Câmara assegura um novo espaço para as conservatórias civil e predial, libertando espaços no edifício do Tribunal»


Excerto de uma notícia publicada no Público

Ainda o Teatro-Cine II

2/16/2009 07:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Inauguração do Cineteatro Anadia, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República
A Câmara Municipal de Anadia inaugurou, no passado dia 6 de Fevereiro, o Cineteatro Anadia, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.A cerimónia contou com as actuações do Grupo Coral Clunny Vox, seguido da actuação do artista nosso conterrâneo, José Cid, terminando com um espectáculo pirotécnico-musical.

De salientar que este novo espaço cultural, multifuncional, com capacidade para 270 pessoas, aposta numa programação cuidada e qualificada nas diferentes áreas, que potenciem o Cineteatro como espaço cultural moderno e que promova com qualidade, o cinema, o teatro, a música, a dança, os os congressos, as conferências, entre outras comunicações.

O novo Cineteatro Anadia, orçado em cerca de 2.100.000,00 euros, tem uma implantação de 1182,00 m2 e uma área bruta de construção de 2180.00 m2, pelos quais estão distribuídos as áreas correspondentes ao auditório, sub-palco, oficina, arrecadações, lavandaria, cabina de bombeiro, dois camarins individuais e dois camarins duplos, palco, cafetaria, régie e zona de foyer. Este espaço possui ainda parque de estacionamento próprio.

O equipamento cénico, iluminação, som e projecção, existente é inovador utilizando novas tecnologias de programação.





Publicado pela CMA! Mais fotos aqui!

14/02 a 19/02 - Centro de Estágio de Anadia recebe uma selecção feminina de futebol dos EUA

2/16/2009 06:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Centro de Estágio de Anadia, recebe de 14 a 19 do corrente mês uma selecção feminina de futebol de formação dos Estados Unidos da América, em Sub-12 e Sub-14.

A organização está a cargo da Portugal Pró Soccer em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, com o apoio da Associação de Futebol de Aveiro e da União Recreativa Ferreirense.

Para este primeiro estágio está previsto as Americanas realizarem três jogos de preparação no Estádio Municipal de Anadia, contra a selecção distrital de Sub-18 feminino da Associação de Futebol de Aveiro nos dias 16 e 18 pelas 20 horas. No dia 17 será feito um jogo treino com um misto do Ferreirense com atletas jovens da região, contra a equipa dos Mass Youth USA.

Do programa oficial também faz parte a recepção oficial da comitiva Americana, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, com a presença de Litério Marques presidente da autarquia de Anadia, no dia 16 pelas 15 horas.

A comitiva é composta por 22 atletas, 7 treinadores e directores, e cerca de 20 familiares das atletas que irão ficar instalados no Hotel Cabecinho em Anadia.


Fonte e mais informações em Município de Anadia


Publicado em Centro de Portugal

7ª Concentração Nacional Vespa Clube da Bairrada

2/16/2009 06:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

29 Março - Em Aguim - Bairrada!

Caros vespistas vimos relembrar que no próximo dia 29 de Março irá acontecer a
7ª Concentração Nacional de Vespas na Bairrada.

Click the image to open in full size.

Um evento que visa dinamizar as vespas, o espumante e o Leitão desta região do seio Bairradino. As inscrições estão abertas até 8 Março, a partir deste prazo deverão contactar para os números disponíveis no cartaz ou via e-mail.
O evento terá início pelas 10h, na sede do Clube, Junta de Freguesia de Aguim. Onde será servido o pequeno-almoço, irão decorrer jogos e mais diversão. Ás 11h30 terá início o passeio pela região, cerca de 20km, havendo paragem para café.
As 13h teremos o esperado almoço no Restaurante o Sancho. Aqui serão entregues os prémios para os participantes (a rolar de mais longe, maior grupo, vespa mais antiga) e lembranças para os clubes.
Depois do almoço regressamos a sede para despedidas!

Pedimos a reserva atempada e esperamos por vós sempre com espírito de bem receber!

Cumprimentos

vcbairrada@gmail.com

Cadetes Femininas - Camp. Reg. - 4ª Fase

2/16/2009 06:11:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A 3ª jornada de Cadetes Femininos levou a equipa anadiense até a casa dos Galitos. As bairradinas levaram a melhor e acabaram por ganhar por uns expressivos 43 - 77.
A equipa da casa até entrou bem no jogo saindo bem para o ataque e com boa eficácia ao nível do lançamento liderando o marcador até meio do 1º período. A partir daí o Anadia começou a impor o seu jogo, fruto de uma maior experiência e poder físico.
Com um ataque posicional mais esquematizado os trevos começaram a tirar partido "falta de intensidade e posicionamento defensivo da nossa equipa", afirma João Cura, treinador da equipa aveirense. Na defesa as anadienses foram mais fortes não permitindo às adversárias finalizar com facilidade.
"Na 2ª parte, apesar da diferença no marcador a nossa atitude foi boa não baixando os braços e continuando a lutar e a tentar fazer o nosso melhor. Precisamos de melhorar as nossas transições, tanto defensivas, depois de lançar ao cesto ou perder a bola, como ofensivas, reagindo após cesto sofrido ou bola recuperada. Na defesa, precisamos de ser mais intensas e melhorar o nosso posicionamento. Por último, no ataque não podemos estar tão paradas sendo necessário circular mais a bola e movimentarmo-nos quando não a temos. Deixo os meus parabéns pela atitude e espírito que todas colocaram em jogo. É importante continuar a treinar para melhorar os aspectos em que estivemos menos bem, de forma a progredir, tanto individualmente, como em equipa", finalizou João Cura.

Espectáculos para o fim-de-semana

2/16/2009 05:08:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

«No próximo fim-de-semana, 20 e 21 de Fevereiro, pelas 22 horas, o Cineteatro Anadia irá receber espectáculos interpretados por cinco associações culturais do município.
A noite de sexta-feira, 20, será inteiramente dedicada à dança. Nesta noite actuarão o Grupo de Jazz da Poutena (Centro Cultural e Recreativo da Poutena), os utentes do Projecto CADI (Santa Casa da Misericórdia de Anadia) e o Núcleo Cultural do Clube d'Ancas.


No sábado, dia 21, o grupo de teatro de revista Raízes Verde Pinho levará a cena a comédia revisteira "Na tasca do Pombo". No mesmo dia, numa parceria entre associações, actuará também o grupo de música popular portuguesa "Cantigas da Fonte".


Trata-se de um espectáculo com a duração de duas horas, aproximadamente. A entrada é gratuita»

Publicada em Farol da Nossa Terra

“Não somos tropas perdidas nem de ninguém numa qualquer batalha”

2/16/2009 04:59:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

JSD de Anadia apoia candidatura de José Manuel Ribeiro pelo PSD à Câmara Muninicipal

A JSD de Anadia, em declaração à Imprensa, veio tomar posição na guerra interna que opõe José Manuel Ribeiro - candidato indicado pela Comissão Política de Secção do PSD de Anadia - e Litério Marques - actual presidente da Câmara de Anadia -, que diz ter aceite o convite para se recandidatar nas próximas autárquicas. A JSD local está do lado de Ribeiro e afirma “repugnar” todas as candidaturas “que assentem em propósitos marginais”.
Pedro Esteves, líder da JSD de Anadia, afirma no documento que a estrutura a que preside se “congratula com os resultados do plenário do PSD de Anadia, de apoio inequívoco a José Ribeiro”, dispondo-se a “contribuir activamente” para aquilo que diz ser “um partido mais forte e credível”.
Excerto de notícia publicada em Quiosque das Letras
Sempre Vosso,
Jolly Jumper

III Divisão: resultados e classificações após a 21ª jornada

2/16/2009 04:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Série C:
Avança-Águeda, 2-1
Fiães-Tocha, 3-1
U. Lamas-Anadia, 0-0
Cinfães-Sátão, 2-0
Fornos Algodres-Milheiroense, 1-1
Ac. Viseu-Valecambrense, 0-1
Tondela-S. João Ver, 2-1

Classificação:
1. Fiães, 41
2. Cinfães, 40
3. Anadia, 35
4. Ac. Viseu, 34
5. Tocha, 33
6. Tondela, 33
7. Milheiroense, 30
8. U. Lamas, 30
9. Águeda, 24
10. Valecambrense, 23
11. Fornos Algodres, 22
12. Avanca, 22
13. Sátão, 21
14. S. João de ver, 17

Em diario iol

Uma terra que devolve o dinheiro que encontra

2/16/2009 04:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

«Afonso Ventura encontrou, há dias, notas dobradas no chão. Só que, em vez de metê-las ao bolso, procurou o dono legítimo: afixou um aviso, no café, a dar conta do achado. Aconteceu em Amoreira da Gândara, Anadia, e não é caso único».

Excerto de notícia publicada no JN

Sempre Vosso,
Jolly Jumper