Avelãs de Cima: Posto de vigia roubado no Moínho do Pisco

2/22/2012 11:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Posto de Vigia que se encontrava no Moínho do Pisco, Avelãs de Cima, foi roubado na passada semana. Trata-se de uma estrutura em ferro, com cerca de 16 metros de altura, na qual, durante o Verão, era feita a vigilância da floresta, tanto no concelho de Anadia, como nos concelhos vizinhos de Águeda e Mortágua, com o objectivo de detectar focos de incêndio.

Segundo o RB conseguiu apurar, os ladrões terão desaparafusado a estrutura na base, fazendo-a cair, tendo sido, posteriormente desmontada. Toda a estrutura foi levada, à excepção da parte de cima, onde existe uma pequena “cabana” coberta e vedada em acrílico para resguardar as pessoas que ali estão de vigia.

De referir que durante a queda, a estrutura caiu sobre um marco geodésico ali existente, tendo-o partido. Este posto de vigia é utilizado, normalmente durante o Verão, pelos GIP’s da GNR, bem como, no caso de Avelãs de Cima, pelos jovens que, naquela altura do ano, fazem a vigilância da floresta da freguesia.

Ao RB, o presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, Manuel Veiga, mostrou-se impressionado com o que aconteceu, referindo que “o posto vai fazer falta, nomeadamente no Verão. Era bom que as entidades responsáveis colocassem lá outro posto”. Salientou ainda que “os jovens que têm feito vigilância na freguesia, no Verão passada detectaram daquele posto vários focos de incêndio, tanto no concelho de Anadia, como no de Águeda”.

Quanto ao dia em que terá sido roubado, o autarca adiantou que é difícil de dizer ao certo, “pensamos que terá sido na passada semana”.

RB

Nascer do Sol - Anadia

2/22/2012 08:11:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Quantas estrelas cadentes conseguem contar?