Lei da Paridade

8/17/2009 11:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei Orgânica n.o 3/2006
de 21 de Agosto
Lei da paridade: estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.
A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.o da Constituição, a lei orgânicaseguinte:
...
Artigo 1.o Listas de candidaturas
As listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a promover a paridade entre homens e mulheres.
...
Artigo 2.o Paridade
1—Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas.
...
2—Para cumprimento do disposto no número anterior, as listas plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.
...
3—Nas eleições em que haja círculos uninominais, a lei eleitoral respectiva estabelece mecanismos que assegurem a representação mínima de cada um dos sexos
prevista no n.o 1.
...
4—Excepciona-se do disposto no n.o 1 a composição das listas para os órgãos das freguesias com 750 ou menos eleitores e para os órgãos dos municípios com 7500 ou menos eleitores.
Tudo em AJOV

...

...
Anadia tem menos de 7 mil e 500 eleitores? Ou esta lista não foi assim entregue em Tribunal?

Último dia

8/17/2009 11:08:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Hoje foi o último dia para apresentação das listas para as autárquicas 2009.
...
No entanto, no site Estamos Prontos, nem tudo está pronto. Pelo menos a contar com o número de espaços vazios esperando por uma cara janota, na lista para a Assembleia Municipal.
...
Mas se podemos sorrir com o que em cima está escrito, não podemos de certo sorrir com a falta de informação sobre as restantes listas. Muito especialmente as do PSD, mas também CDU e BE.
...
Parece que em Anadia o importante é mesmo que a TV venha à terrinha, o resto pode esperar. Quinta-feira os papiros já devem trazer tudinho direitinho.

...

8/17/2009 10:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
JB, 13 de Agosto

José Cid: "Pedi 500 mil euros à Playboy para posar nu"

8/17/2009 12:35:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

http://rockmenten.blogs.sapo.pt/arquivo/Vox_Cid.jpg
Este ano é chique passar férias em Portugal?
Sinceramente, não sei o que é chique. Mas temos um litoral fantástico, sobretudo no Sul, com praias de excepção.
Não é por acaso que quando os romanos chegaram à Península Ibérica, o Sul já era o território mais ocupado. E este ano o Governo organizou uma dinamização do Sul, muitos concertos e festas, o que é bom. Também vou lá estar.

A crise também o vai por a jogar à carica na praia?
Não tenho tempo para ir à praia. Tenho uma piscina fabulosa em casa. A água é verde e não azul, porque não uso químicos. Das três à cinco da tarde, abro a piscina a toda a população da minha freguesia e refugio-me na sesta ou no estúdio. Quando toca o sino, já sabem que é para sair.

É uma espécie de serviço público?
Se quiser, pode chamar-lhe isso. Mas fazia-me impressão saber que tenho a piscina e que algumas crianças vinham cá só para ver como é. É a minha maneira de contribuir para a felicidade de alguém.

Que político imagina a tentar evangelizar eleitores na praia?
Talvez o primeiro-ministro, em fato de banho, já que foi eleito o homem mais sexy de Portugal...

Que político deveria ficar de privado de férias este ano?
Eles já estão todos privados, andam todos preocupados com as campanhas eleitorais. Aliás, já me ligaram para me contratar.

E aceitou?
Aceitei, claro. Vou dar concertos da Esquerda à Direita. Compram o meu trabalho; não compram as minhas ideias.

Quem gostaria de enterrar na areia?
Uma pessoa muito bonita. Gostava de enterrar a Sílvia Rizzo, se pudesse deixar-lhe a cara de fora. É muito bonita.

Já foi a Porto Covo só para roer uma laranja na falésia?
Já. E já lá cantei esse tema fantástico do Carlos Tê.

Repara em quem repara em si?
Claro. E acho um piadão. Sobretudo quando as mulheres olham para um certo sítio que eu tenho nas calças. Às vezes, os homens também olham.

A Playboy é leitura de praia?
O próximo número é porque venho lá eu numa grande entrevista. Perguntaram-me se aceitava posar nu para eles. Disse que sim. Perguntaram-me o cachê. Disse: 500 mil euros. Pedir não custa, não é?

Publicado em JN, a 16 de Agosto de 2009

Fausto Sampaio - Viagem ao Oriente

8/17/2009 12:26:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

...
Fausto Sampaio, auto-retrato


Fausto Sampaio e Tavares Correia

A notícia de uma grande exposição de pinturas e desenhos de Fausto Sampaio na Galeria Sul do Museu da Fundação Oriente, para além do interesse plástico da sua pintura e do tema unificador das 60 obras expostas (“Viagens no Oriente”), lembrou-me a sua amizade com o pintor senense Tavares Correia – que se manteve até à morte de Sampaio (Lisboa, 1956). Mas o que tinham em comum estes dois artistas, o primeiro natural da Anadia (Alféolas, 4 de Abril de 1893) e o outro nascido em Seia (5 de Dezembro de 1908), para além do gosto pelas artes?

Ambos surdos-mudos (Fausto Sampaio em consequência de uma incapacidade auditiva aos 22 meses e Tavares Correia de nascença), conheceram-se e tornaram-se amigos no Instituto de Surdos-Mudos da Casa Pia de Lisboa. Quinze anos mais velho, Sampaio foi mesmo o primeiro pensionista do Instituto e Tavares Correia entrou em 1918 com o nº 15.

Juntos realizaram a instrução primária e iniciaram a sua aprendizagem técnica e artística sob orientação de Augusto de Campos. Prosseguiram estudos de desenho e pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde Fausto Sampaio expôs pela primeira vez em 1929.
...
(...)
Por ocasião do centenário do nascimento de Fausto Sampaio, em 4 de Abril de 1993, Tavares Correia esteve presente na homenagem que a Câmara Municipal de Anadia prestou ao ilustre filho da terra. A cerimónia contou com a presença de Maria Barroso Soares, esposa do Presidente da República.

Sobre Fausto Sampaio, escreveu Fernando de Pamplona: “Verdadeiro pintor do nosso Ultramar nunca esquecido, fez-nos sentir, em suas telas de viva palpitação cromática, o encanto, o sabor, o sortilégio dessas terras espalhadas pelo vasto Mundo” (1) - sentimentos evocados na exposição que decorre no Museu do Oriente até ao dia 27 de Setembro.


Tavares Correia com a viúva de Fausto Sampaio, D. Maria José Sampaio - Anadia, 4 de Abril de 1993

Tavares Correia com a filha de Fausto Sampaio, Drª Teresa Sampaio, que foi Secretária de Estado do governo de Sá Carneiro - Anadia, 4 de Abril de 1993.

...
Excerto de texto publicado em Escrita(s)