“Anadia tinha necessidade deste tipo de obras”

4/27/2012 01:40:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As obras de regeneração que se encontram a decorrer na cidade de Anadia há já algum tempo, têm vindo a ser alvo de criticas. Há quem seja da opinião de que o dinheiro público não está a ser bem gerido e que deveria ser aplicado noutras áreas.

O RB falou com o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, sobre esta questão, o qual começou por referir que “todos os projectos têm vindo a ser aprovados pelos partidos com assento nesta Câmara, através da abstenção ou votando mesmo favoravelmente”. O autarca salienta que “Anadia tinha necessidade deste tipo de obras, bem como a Curia”, acrescentando que “são obras que se impunham e que só é possível realizá-las, porque se conseguiu, em tempo útil, ver aprovados pelos Fundos Comunitários os respectivos projectos”.

“Penso que toda a gente reconhece que Anadia precisa de mudar de aspecto e de funcionalidade. Isso só seria possível com uma remodelação deste tipo”, adianta.

Litério Marques destaca que “esta remodelação que está em marcha implica uma mexida drástica na recolha do lixo no centro da cidade com a implementação de moderno equipamento, de forma a não criar aquele aspecto indecoroso que o vulgar contentor cria”.

Os contentores do lixo que existem no centro da cidade vão ser retirados e substituídos por depósitos subterrâneos. “Esta forma de recolha do lixo vai ser alargada a outros pontos do concelho, nomeadamente a zonas onde o aglomerado urbano é mais compacto”, afirma, explicando que “a candidatura da regeneração urbana contempla ainda a aquisição de uma viatura de recolha do lixo própria para o efeito”.

Quanto à existência de algum descontentamento por parte de alguma população e dos comerciantes em particular, devido às obras em curso, Litério Marques diz que é compreensível. “Compreendo que as pessoas neste momento não estejam muito contentes. Peço desculpa à população pelo incómodo, mas obras desta envergadura, onde se substitui canalização de água com mais de 30 anos, onde existe electricidade e iluminação de certa maneira caótica, não são fáceis de fazer”, considerando que “não é uma tarefa fácil, implica muito trabalho e muita mobilização dos nossos técnicos. Também muita mobilização daqueles que amam a cidade que têm sido excelentes a colaborar, inclusivamente a indicar soluções, junto das suas habitações”.

O edil anadiense refere que “a parte comercial da cidade sabe os contratempos que as obras trazem, nomeadamente nestes tempos de crise. Reconhecemos que têm sido penalizados, mas vai ter uma recuperação mais rápida depois das obras concluídas que vêm trazer uma outra funcionalidade e acessibilidade a Anadia. A intervenção vem criar condições para que o visitante tenha uma circulação mais segura”, bem como “rapidamente poder ter uma acessibilidade fácil ao comércio e às instituições aqui sediadas”.