Pegue na calculadora e comece a somar

Segundo uma notícia do semanário Jornal do Fundão "os ordenados dos eleitos para os municípios estão directamente indexados ao salário do Presidente da República, o titular do mais alto cargo político da nação. Aníbal Cavaco Silva tem um vencimento- -base de 7.630,30 euros. Os restantes vencimentos da hierarquia de Estado estão directamente indexados a este valor, e sempre abaixo deste montante. Os presidentes das Câmaras de Lisboa e Porto recebem 55 por cento deste valor. Os presidentes de Câmara de municípios com 40 mil ou mais eleitores recebem 50 por cento do vencimento do Presidente da República. Nos municípios com mais de dez mil eleitores e menos de 40 mil, recebem 45 por cento do salário-referência".
...
Isto quer dizer que Litério Marques "tem, segundo a lei, um salário de 3.433,65 euros e despesas de representação de 999,87 euros". Sem contar, como é óbvio, os vencimentos que poderá ganhar enquanto membro de outros organismos (que, segundo julgo saber, são cargos que ocupa).
...
Mas o executivo camarário também ele é feito de vereadores. E segundo o semanário fundanense, "um vereador a tempo inteiro ganha 2.746,92 euros, com despesas de representação de 533,27 euros e um vereador a meio tempo recebe 1.373,46 euros".
...
Anadia tem sete vereadores. Tentei sem sucesso saber se já foram definidos os pelouros e se já se sabe quantos irão ficar em permanência.
...
Mas há mais. "Ainda segundo a lei, os eleitos locais têm direito a dois subsídios extraordinários (vulgo subsídios de férias e de Natal) a serem pagos nos meses de Junho e Novembro, respectivamente. Quanto às senhas de presença dos vereadores que não se encontrem em regime de permanência ou a meio-tempo (...) nas autarquias entre dez mil e 40 mil eleitores [que é o caso de Anadia que tem 28871 eleitores inscritos], estes vereadores recebem 68,67 euros por presença".
...
"Nos municípios com mais de dez mil e menos de 40 mil eleitores, o presidente da AM tem direito a uma senha de presença de 103,01 euros, os secretários 85,84 euros e os restantes membros a uma senha de presença de 68,67 euros".
...
Se se realizarem mais ou menos 5 assembleias por ano são 68,67 euros multiplicados por 5 (número de assembleias municipais) que por sua vezes terão que ser multiplicados por (pelo menos) 21 (número de deputados municipais).
...
Deixar claro que "o regime fiscal aplicado aos vencimentos é o dos titulares dos cargos políticos". Pode ler a legislação em IGF Min-Finanças.
...
Em relação aos presidente de junta... é matéria para outro dia. Por agora, e ao que ao concelho de Anadia diz respeito, como diria António Guterres: "é só fazer a conta".
...
"Muito? Justo? Pouco? Cada eleitor terá a sua opinião".

Vacina Gripe A - Procura é maior do que a oferta

11/12/2009 10:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Gripe A - O estado das coisas
...
Hoje depois do estágio na Covilhã que acabou ontem, lembrei-me da gripe A e resolvi telefonar para o centro de saúde da minha área de residência a perguntar qual era a contingência que existia e como faço parte de um grupo de risco (estudante de enfermagem em ensinos clínicos) quando é que me podiam vacinar.
...
Disseram que ainda não me podiam vacinar porque só tinha 3 frascos de vacina e a procura era maior do que a oferta, mas disse para me deslocar a Viseu (a 100km) que como era o local onde estudo poderiam ter um plano de contingência para estes casos.
Não fui mas telefonei.
...
No site do Min. da Saúde deram o num de um centro de saúde que afinal era do serviço da saúde publica, portanto tive de telefonar para o no. que a pessoa me disse e telefonei par ao 5º andar do edifício alto, mas não era lá.
...
Aparentemente tenho de me dirigir ao 7º andar, para marcar uma consulta, e depois é que sei quando e onde me vou vacinar...

Conclusão!? É mais fácil contrair a infecção do que prevenir... Aparentemente não se deve perder oportunidades de vacinação, mas o centro de saúde de Anadia deu-me um Nim, e não está preparado para eventualidades nem é flexíve, mas a culpa não é do centro de saúde. É dos senhores sentados em cadeiras em Lisboa que não consegue criar a ligação Instituição - População... A resposta foi um Nim, porque o enfermeiro não tem vacina para todos...
...
Publicado em Público do Tó