"Próxima Paragem... Sede da Associação Rota da Bairrada!"

4/15/2010 08:36:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro



A Associação Rota da Bairrada prepara-se para inaugurar no próximo sábado, às 16h00, o Espaço Bairrada, na antiga estação de caminhos-de-ferro da Curia (Anadia). Esta nova infra-estrutura funcionará como sede da instituição e espaço de promoção da Região da Bairrada. O objectivo principal deste projecto é transformar a antiga estação da Curia num espaço de promoção turística e cultural do território, designado Espaço Bairrada.

Cristina Azevedo, da associação que engloba os municípios de Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos, diz que a aposta está centrada na promoção da região da Bairrada: “Vamos conseguir organizar a oferta no território, assim como organizar as visitas de grupo e poder fazer a marcação com o respectivo produtor. Teremos, também, disponível a informação sobre os eventos que decorrem”.

A Rota da Bairrada ocupará cerca de 280 metros quadrados do edifício. Este espaço será composto por uma sala de informação e promoção da Bairrada que simultaneamente comercializará os produtos dos associados e serviços da região, uma sala de leitura/conhecimento dedicado à promoção da cultura vínica e uma sala de provas: “Para além dos serviços administrativos, teremos um espaço reservado para exposição e venda um conjunto de produtos dos nossos produtores associados, mas também artesanato e produtos regionais. Será uma montra dos oito concelhos do território Bairrada. Os visitantes poderão recolher informações sobre as visitas às caves e adegas, o que podem fazer, que tipo de produtos têm e o onde podem ir. Ao longo do ano iremos, também, promover actividades educativas e promocionais do território com provas de vinhos e produtos locais”.

A existência deste novo espaço de promoção turística deve-se à cedência da Câmara de Anadia, que ficou responsável pelo equipamento no âmbito de um protocolo de concessão celebrado com a REFER.

[Fonte: Rádio TerraNova]
[Imagem/FotoMontagem da Autoria de Ana Jesus Ribeiro - "Leiam a imagem"]