Ex-Presidente da APPACDM acusado de peculato

1/12/2012 01:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia começou a ser julgado no tribunal de Anadia.

Acácio Lucas está acusado pelo Ministério Público da Comarca do Baixo Vouga de peculato.O antigo dirigente terá decidido empregar na instituição o filho, com uma incapacidade permanente global de 65%, atribuindo-lhe uma remuneração de sub-encarregado, tarefas que nunca terá desempenhado.

Acácio Lucas colaborou com o tribunal, respondendo às questões do colectivo e do Ministério Público. Foram também ouvidas testemunhas da acusação durante a parte da manhã, nomeadamente elementos da inspeção da Segurança Social e inspetores da Polícia Judiciária.

Moita decide 6 feira sobre Documento Verde

1/12/2012 02:26:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Os elementos da Assembleia de Freguesia vão reunir novamente esta 6ª feira para tomar uma decisão sobre o Documento Verde.

A Assembleia de Freguesia da Moita reuniu, na passada sexta-feira à noite, com a participação de uma parte da população, para debater o Documento Verde sobre a Reforma Administrativa, mas não chegou a um consenso, tendo sido adiada a decisão (manter-se como freguesia ou poder agregar-se) para a próxima sexta-feira, dia 13, pelas 20h00.

O presidente da Assembleia de Freguesia, José Simões, referiu que o objectivo desta reunião é esclarecer a população sobre esta questão, daí que “tenhamos convidado o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Luis Santos, para nos dar mais esclarecimentos”.

Luis Santos começou por dizer que o que se pretende “é levar ao conhecimento das pessoas o que está a acontecer”, referindo que “o Governo se comprometeu com a troika a reduzir o número de municípios e de freguesias, tendo sido definidas regras e critérios para essa redução”.

Explicou que, segundo o Documento Verde, no concelho de Anadia apenas duas freguesias (Vila Nova de Monsarros e Avelãs de Cima) poderão manter-se como tal, contudo, se as populações destas freguesias quiserem podem agregrar-se a outras. As restantes 13 terão que se agregar entre elas, criando novas freguesias com uma média de cinco mil habitantes cada.

Explicou que “aqui nenhuma freguesia agrega outra. O que vai acontecer é que os territórios das actuais juntas criarão uma nova freguesia com uma designação diferente”.

Adiantou ainda que a primeira fase do processo, auscultação das assembleias de freguesias, está a terminar. Para além da Moita faltam apenas reunir Ancas e São Lourenço do Bairro. No final do corrente mês, haverá uma reunião da Assembleia Municipal de Anadia que também tomará uma posição, a qual será enviada, juntamente com as das Assembleias de Freguesia, para o Ministro da Administração Interna.

Notícia completa em RB