Fados Grupo Retalhos de Anadia

1/07/2010 11:40:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Este recente grupo junta alguns professores, alunos da escola de música do Club de Ancas e alguns músicos profissionais.
...
A ideia é apresentar um espectáculo onde o fado de Lisboa aparece com sonoridades mais modernas com o recurso de instrumentos como o saxofone, cajon, piano. Com a voz de Sara Xavier, guitarra de Xavier e Carlos "Mascote", piano de Francisco Fernandes, teclados de Jorge Sousa, baixo de Ricardo Melo, percussão de Miguel Margalho e saxofone de João Silva. Violas e direcção musical de José Roberto Silva.
...
É de salientar que a Sara Xavier, que apesar de ter feito recentemente 17 anos, ficou em terceiro lugar no II concurso de Fados de Anadia, concorrendo com muito fadista de várias zonas de Portugal, alguns com experiência profissional na zona de Lisboa. Temas de Amália, Mariza, Ana Moura, Cristina Branco, Zeca Afonso constituem parte do repertório escolhido.
...
José Silva

Seis idosas abandonadas num lar clandestino na Pocariça

1/07/2010 02:10:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Mulheres com idades superiores a 70 anos estavam sozinhas durante a noite, completamente ao abandono. Foram “despejadas” em apartamento, que, alegadamente, funcionava como lar (ilegal) de idosos

Foi uma sorte não ter acontecido uma tragédia! Seis mulheres idosas, todas com mais de 70 anos, fragilizadas, com dificuldades de mobilidade, estiveram cerca de um mês em completo abandono, numa habitação isolada, junto a um pinhal, na localidade de Arrotas, freguesia de Pocariça, Cantanhede. As idosas foram ali colocadas por uma mulher de 32 anos, residente em Amoreira da Gândara, Anadia, que alugou aquele apartamento há cerca de um mês, “transformando-o” numa espécie de lar, ilegal.(...)
...
“Não estão abandonadas”
O Diário de Coimbra apurou que esta mulher, brasileira, é funcionária da arrendatária do apartamento, e estaria incumbida de levar a alimentação às idosas. A gravidade da situação está no facto de, alegadamente, a partir das 17h00/18h00 (hora a que esta funcionária terminaria o seu serviço), as idosas serem “trancadas” e ficavam ali, sozinhas, abandonadas, à mercê da sorte ou azar.
...
A alegada responsável pela habitação que servia como lar de idosos chegou ao local ontem por volta das 8h00 e deparou-se com o aparato policial, que a identificou e questionou sobre a proveniência das idosas e por que estavam abandonadas.

«Não estão abandonadas, estive aqui até às 3h00 da manhã», terá dito a mulher às autoridades, desconhecendo que os militares da GNR estavam ali “de plantão” desde as 00h30…

Esta mulher transportou uma das idosas no seu carro alegando às autoridades que era sua familiar, e outras duas foram levadas, sim, por familiares, que as foram “resgatar” ao lar, ficando na habitação «que exalava um cheiro nauseabundo» as restantes três até à chegada dos técnicos da Segurança Social.

Quer a GNR de Cantanhede quer os técnicos da Segurança Social remeteram ao Ministério Público do Tribunal de Cantanhede relatórios sobre o acontecimento.
...
Excerto de noticia publicada no Diário de Coimbra