CDS/PP: A Conferência sobre Saúde em Anadia

6/01/2009 07:01:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


Em Anadia, Teresa Caeiro falou sobre a saúde e Aurélio Ferreira sobre a crise e o desemprego




A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia encheu-se para ouvir a Deputada do Grupo Parlamentar do CDS/PP e Candidata às Europeias, Teresa Caeiro, falar sobre “Saúde”. Presente, esteve, igualmente, o empresário Aurélio Ferreira, candidato pelo Distrito de Aveiro ao Parlamento Europeu.


Com uma assistência atenta à voz da experiência, Aurélio Ferreira destacou a situação económica do país e o drama social que muitas famílias atravessam devido ao desemprego.


Teceu, igualmente, algumas considerações sobre realidades do concelho de Anadia, como a falta de dinâmicas relacionadas com o turismo e o desemprego com valores bastante elevados.


Recentemente homenageado pelo Rotary Clube de Águeda, o candidato pelo Distrito de Aveiro é um reconhecido industrial de Águeda, fundador da Miralago e da Órbita, um político activo com um perfil associativo voltado para a causa social.


Num breve enquadramento, a candidata pelo CDS/PP à Câmara Municipal de Anadia, Maria do Céu Castelo-Branco, destacou alguns aspectos relevantes da história do Hospital de José Luciano de Castro e a sua qualidade na prestação dos cuidados de saúde à comunidade.


Aproveitou a oportunidade para dar a conhecer a recente publicação de um Relatório (Maio de 2009) relativo ao 1º trimestre de 2008, período que abrange ainda os Serviços de Urgência, cujos resultados mostram que a qualidade e a percepção de satisfação dos utentes sobre as Consultas Externas e Internamentos colocam o Hospital de José Luciano de Castro no 1º lugar a nível nacional e em 4º lugar na valência Serviços de Urgências, dados que comprovam que os utentes sentiam no Hospital de José Luciano de Castro um porto securizante, de proximidade geográfica e relacional e de qualidade e competência na prestação de serviços e cuidados de saúde.


Na sequência, a Deputada Teresa Caeiro referiu que a saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social e que, para a manter e prevenir, é necessário articular acções básicas de saúde com a prevenção das enfermidades, com a protecção contra os factores de riscos e a procura de estilos de vida saudáveis. Nada disto acontece em Portugal. As políticas que se desenrolam na saúde são pouco claras e inconclusivas, e as acções são tomadas longe do conhecimento dos cidadãos e os processos demonstram o desrespeito pelo direito fundamental de assistência à saúde, de forma célere e descentralizada.


Teceu críticas ao actual Sistema Nacional de Saúde, que não responde às reais necessidades dos utentes, com listas de espera infindáveis para consultas, internamentos e cirurgias e a existência de um número elevado de cidadãos sem Médico de Família.


Após as intervenções, foi aberto o debate, rico em intervenções para o conhecimento de realidades e de contributos reveladores dos anseios e necessidades que afectam os cidadãos e a realidade local.
[Press Release e foto enviados pela Exma. Maria do Céu Castelo Branco, Candidata pelo CDS/PP à Câmara Municipal de Anadia]

1 DE JUNHO DIA DA CRIANÇA

6/01/2009 04:44:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Em Portugal celebra-se o Dia da Criança a 1 de Junho. De Norte a Sul do País, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira realizam-se inúmeras actividades direccionadas para as crianças. Anadia também não foge à regra, pois no Complexo Desportivo do Montouro estão realizar-se ao longo do dia, jogos lúdicos e pedagógicos, em insufláveis, monitorização rodoviária, provas de corta-mato, etc. É bonito ver a alegria das mesmas neste dia, que deveria ser sempre assim ao longo do ano. Não foi por acaso, que pessoa disse "o melhor do mundo são as crianças".
...
Publicado em Paulo "Cagido"

Ambiente...

6/01/2009 04:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Ambiente
Zona Centro Litoral registou ontem concentrações excessivas de ozono
01.06.2009 - 14h48 Lusa
Vários concelhos da Zona Centro Litoral registaram ontem concentrações de ozono acima de 180 microgramas por metro cúbico de ar (mg/m3), informou hoje a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro).

Nos concelhos de Águeda, Anadia, Ansião, Batalha, Cantanhede, Coimbra (excepto as freguesias de Almedina, Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova, Eiras, Santa Clara, Santo António dos Olivais, São Martinho do Bispo) e Condeixa-a-Nova foram registados níveis de concentração de ozono superiores a 180 (mg/m3), definido como limiar de informação ao público para este poluente.
Excerto de Notícia publicada no Público