Não entendo as abstenções

1/10/2011 12:38:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Oposição absteve-se no Orçamento*
Não sei se "entender" será o termo mais correcto. Na verdade, eu entendo-as, custa-me é aceitá-las.

PS, CDS-PP e PCP abstiveram-se na aprovação do último Orçamento municipal.

É o mesmo que, como diz o povo (e desculpem-me mas não encontro melhor expressão), "fugir com o rabo à seringa". O voto de abstenção é um poder que quem governa não pode ter. Havia de ser um "ai que 31" se Litério Marques dissesse: "Abstenho-me de apresentar um orçamento". E melhor seria se a oposição se se abstivesse da abstenção de Litério.

Sim, eu entendo que a abstenção significa: "Não concordamos com tudo mas temos a percepção que dificilmente seria melhor".** Mas é igualmente uma forma de esperar o futuro. Se correr mal, "pois, nós avisámos"; Se correr bem, "nós não votámos contra".

É difícil ter que tomar uma decisão na hora de votar. É um facto! Mas que mensagem passam os políticos que se abstêm de votar? Logo agora que irão pedir ao povo para ir votar nas eleições presidenciais.

Quem são estes políticos para criticarem (ou comentarem) as abstenções maciças nos actos eleitorais?

Ao que me parece é o povo que imita a classe política. Portanto, deixo um pedido à classe política: "comecem TODOS a ser responsáveis - pelo povo e pelos vossos actos".


** Será também algo como: "concordo com a primeira parte (...) discordo da segunda parte (...). Tenho dúvidas em relação a três vírgulas, e sou contra o ponto de interrogação"