Avelãs de Cima: campo multiusos

11/09/2009 11:55:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

Presidente da Junta de Avelãs de Cima e população em confronto por causa de campo multiusos



Publicado em SIC - Nós Por Cá - Grande Relato

"Eu leio, tu lês, ele lê..."

11/09/2009 10:28:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

Biblioteca Municipal de Anadia promove acção de formação “Eu leio, tu lês, ele lê…”

A Câmara Municipal de Anadia irá promover uma acção de formação de promoção de leitura e formação de leitores, no próximo dia 21 de Novembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia.
Marta Martins, da Secção portuguesa do International Board on Books for Yang People (IBBY) e docente na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto é a formadora convidada e abordará temas como a problemática da leitura na sociedade contemporânea; a importância da leitura no desenvolvimento integral da criança; o papel da escola face à construção de hábitos de leitura; saber propor actividades de promoção de leitura; saber articular o Projecto Educativo de Escola com o Projecto Curricular de Turma, colocando a ênfase na leitura; saber seleccionar um corpus textual adequado aos públicos pré-escolar e escolar.
A Acção de formação desenvolve-se no horário das 10h00-13h00 e das 14h00-17h00 e dirige-se a bibliotecários, educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico, com limite máximo de 25 participantes.
As inscrições nesta acção de formação efectuam-se na Biblioteca Municipal de Anadia, até dia 19 de Novembro, ou pelo telefone 231519090 ou ainda via correio electrónico (geral@bm-anadia.pt)
[Press Release do Gabinete de Comunicação da CM de Anadia]


Breves de Anadia no JB

11/09/2009 08:55:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Em Destak
...
Sangalhos - Pais contestam deficiências e exigem medidas
Problemas devem ficar resolvidos dentro de dias

A Escola Básica n.º1 do Cruzeiro (Sangalhos) está a braços com graves deficiências, vai para um mês. Os pais, cansados de esperar, reuniram, na última semana, assinaturas num abaixo-assinado contra o que dizem estar mal e a precisar ser solucionado rapidamente. Mas, a verdade é que o documento não chegou a dar entrada na Câmara Municipal de Anadia. É que, na última terça-feira, uma delegação de pais, depois de reunir com Ângelo Santos, chefe de divisão de Educação e Desporto da autarquia anadiense, no sentido de sanar os problemas existentes, obteve algumas respostas positivas que, de certa forma, vieram acalmar os ânimos.

A JB alguns pais revelaram que desde o início do ano lectivo as coisas "correm mal". Primeiro, dois professores (Inglês e Expressões) deixaram as AEC’s (actividades extra-curriculares) quando foram colocados no ensino regular. Depois, foi a falta de auxiliares de acção educativa. "Uma entrou de baixa e a outra foi fazer uma substituição na Escola da Pista", contam. A Escola ficou só com uma auxiliar, insuficiente para "olhar" por mais de 80 crianças.

Uma situação que levou à inevitável falta de limpeza e de segurança, muito embora os docentes e a auxiliar ali colocada se tenham desdobrado para minorar os problemas.

"Nas horas livres as crianças estavam por sua conta e risco", dizem, confirmando que não era raro encontrar crianças (nas interrupções do horário lectivo ou na falta de um docente de uma AEC) a vaguear pela escola, ou mesmo a sair do recinto escolar e a atravessar a perigosa EN 235.

Agora, os pais conseguiram, da parte da Câmara a garantia da resolução de parte dos problemas.

Para já, as AEC’s estão a funcionar normalmente e a escola já possui novamente duas auxiliares de acção educativa.

"Os pais têm que compreender que não é fácil encontrar um docente que queira dar aulas uma ou duas semanas, a recibo verde", avança Ângelo Santos, confirmando ainda que, neste momento, o corpo docente afecto às AEC’s está estabilizado.

Quanto à limpeza acrescenta que para esta e todas as restantes escolas do concelho é atribuída uma verba anual para limpeza e expediente que deverá ser gerida pela escola. "Uma verba que recentemente sofreu um incremento de 25%", conclui.

Catarina Cerca