Breves de Anadia no JB

11/09/2009 08:55:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Em Destak
...
Sangalhos - Pais contestam deficiências e exigem medidas
Problemas devem ficar resolvidos dentro de dias

A Escola Básica n.º1 do Cruzeiro (Sangalhos) está a braços com graves deficiências, vai para um mês. Os pais, cansados de esperar, reuniram, na última semana, assinaturas num abaixo-assinado contra o que dizem estar mal e a precisar ser solucionado rapidamente. Mas, a verdade é que o documento não chegou a dar entrada na Câmara Municipal de Anadia. É que, na última terça-feira, uma delegação de pais, depois de reunir com Ângelo Santos, chefe de divisão de Educação e Desporto da autarquia anadiense, no sentido de sanar os problemas existentes, obteve algumas respostas positivas que, de certa forma, vieram acalmar os ânimos.

A JB alguns pais revelaram que desde o início do ano lectivo as coisas "correm mal". Primeiro, dois professores (Inglês e Expressões) deixaram as AEC’s (actividades extra-curriculares) quando foram colocados no ensino regular. Depois, foi a falta de auxiliares de acção educativa. "Uma entrou de baixa e a outra foi fazer uma substituição na Escola da Pista", contam. A Escola ficou só com uma auxiliar, insuficiente para "olhar" por mais de 80 crianças.

Uma situação que levou à inevitável falta de limpeza e de segurança, muito embora os docentes e a auxiliar ali colocada se tenham desdobrado para minorar os problemas.

"Nas horas livres as crianças estavam por sua conta e risco", dizem, confirmando que não era raro encontrar crianças (nas interrupções do horário lectivo ou na falta de um docente de uma AEC) a vaguear pela escola, ou mesmo a sair do recinto escolar e a atravessar a perigosa EN 235.

Agora, os pais conseguiram, da parte da Câmara a garantia da resolução de parte dos problemas.

Para já, as AEC’s estão a funcionar normalmente e a escola já possui novamente duas auxiliares de acção educativa.

"Os pais têm que compreender que não é fácil encontrar um docente que queira dar aulas uma ou duas semanas, a recibo verde", avança Ângelo Santos, confirmando ainda que, neste momento, o corpo docente afecto às AEC’s está estabilizado.

Quanto à limpeza acrescenta que para esta e todas as restantes escolas do concelho é atribuída uma verba anual para limpeza e expediente que deverá ser gerida pela escola. "Uma verba que recentemente sofreu um incremento de 25%", conclui.

Catarina Cerca

0 comentário(s):