PDM Anadia

3/02/2009 11:31:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Governo atira culpas para Câmara Municipal de Anadia pelo atraso no PDM

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República (AR), José Manuel Ribeiro, recebeu a resposta do Governo ao requerimento que apresentou em 9 de Janeiro passado, a propósito do Plano Director Municipal (PDM) de Anadia, que se “arrasta” há uma década “nos vários organismos do Estado”, conforme pode ler-se no documento entregue na mesa da AR.

O deputado social-democrata, com a diligência de Janeiro, pretendia apurar de quem era “a responsabilidade desta insustentável situação” e se o Governo teria noção dos “prejuízos que tem provocado aos munícipes de Anadia”.

Contudo, a resposta que chegou do gabinete de Francisco Nunes Correia, ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, refere que “a demora no decurso do procedimento de revisão do PDM de Anadia não é imputável aos serviços da administração central, nem aos procedimentos previstos na legislação”. Até porque “este Governo tem-se empenhado na simplificação, transparência e celeridade dos processos de planeamento territorial”.

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional acautela na resposta que “o Governo não aprova planos directores municipais, sendo essa uma competência exclusiva dos municípios”.

Pode verificar-se, na informação detalhada sobre o procedimento de revisão do PDM de Anadia disponibilizada pelo Governo, que em 30 de Junho de 1998 a Câmara Municipal de Anadia delibera dar início à revisão do PDM, sendo constituída a Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) da revisão do PDM de Anadia em 14 de Outubro do mesmo ano.

A primeira reunião da CTA aconteceu a 7 de Dezembro de 2000, sendo apresentados, pela autarquia, os estudos de análise e diagnóstico e a proposta preliminar do plano e indicadas as principais preocupações e orientações para a revisão do PDM.

Em 31 de Janeiro de 2001 realiza-se a terceira reunião da CTA. Nesta reunião a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) transmitiu à Câmara a necessidade de rever a proposta de perímetros urbanos então apresentada, “por contrariar as orientações e princípios estabelecidos em matéria de ordenamento do território e na respectiva legislação em vigor”, lê-se na resposta.

Na reunião seguinte (quarta), em 22 de Abril de 2002, para análise das propostas de exclusão da Reserva Ecológica Nacional (REN) apresentadas pela Câmara e de delimitação dos perímetros urbanos, perante a manifestação de parecer não favorável da CTA a algumas das manchas em apreciação, diz a resposta que Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia, “manifestou total desacordo com estas posições e contestou as orientações que contrariam o crescimento linear dos aglomerados ao longo das vias, tendo sido interrompida a reunião”.

Um processo sem fim

Em 27 de Fevereiro de 2003, a autarquia apresenta uma nova proposta para análise, que, “embora mais contida, continuava a propor a exclusão de cerca de 770 manchas de áreas da REN e de cerca de 840 manchas de áreas da Reserva Agrícola Nacional (RAN)”.

Realizadas 10 reuniões com a CTA, o processo continua. Por ofício de início de Janeiro de 2009, a Câmara remeteu à CCDR um conjunto de elementos, nomeadamente uma proposta de Ordenamento de Dezembro de 2008 e respectiva “Nota Explicativa”, estando a CCDR a proceder à análise dos mesmos.

Publicado em Quisque das Letras

Juvenis AFC - jornada 5

3/02/2009 11:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

[r+juvenis.bmp]

Deslocação ao Dragão

3/02/2009 11:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Excerto de texto publicado em Grupo Sporting
Mais uma deslocação do Grupo Sporting, a primeira com direito a reportagem fotográfica no blog e a primeira com o estandarte oficial do Grupo.


Grupo Sporting na Anadia. Obrigado aos pais do Pipos pela (já habitual) excelente recepção e pela bela picanha.

Grupo Sporting no estádio do Dragão e a estreia do tifo em deslocações.

Vinho velho

3/02/2009 11:21:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

[Vinho+Velho.2.jpg]


Reprodução autorizada pela Câmara Municipal de Anadia, titular dos direitos de autor da colecção de postais dedicados ao vinho sob o tema "Rir C'o Vinho". O seu brilhante autor é o Fernando Jorge, meu contemporâneo dos tempos do então Colégio Nacional de Anadia.Sobre o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, ver texto no NOTÍCIAS DE BUSTOS.


Publicado em Blogue do Óscar

Noções de Democracia...

3/02/2009 11:17:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Na passada sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, teve lugar mais uma sessão da Assembleia Municipal de Anadia: discutia-se a assumpção, por parte do Município de Anadia, de um empréstimo bancário para fazer face aos encargos resultantes da construção do Centro Educativo de Anadia e do Velódromo de Sangalhos (Centro de Alto Rendimento).
.
Várias foram as questões colocadas directamente ao Sr. Presidente de Câmara relativamente aos Plano Director Municipal, face à recente publiucação da resposta dada à intervenção do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Anadia na Assembleia da República.
.
Ora, não sendo cogitável que a interpelação daquele fora inocente, antes capciosa, a questão aqueceu o debate, sendo visível que contribuiu para abrir mais uma brecha na já depauperada ponte entre os dois mais importantes representantes institucionais do Município - brecha maior será aberta na reunião da Comissão Distrital do PSD...
.
Coloquei ao Sr. Presidente de Câmara três questões, a saber: se a restauração do pavimento da Avenida 25 de Abril, na entrada de Anadia, será uma realidade em breve ou se ficaria à espera da implementação do Plano de Reabilitação Urbana; quando seria asfaltada convenientemente a estrada que liga São Mateus a Paredes do Bairro, em bom estado nos primeiros trezentos metros mas pecando por um estado deplorável no quilómetro seguinte; quando estaria em funcionamento o sistema de saneamento básico na freguesia de Paredes do Bairro.
.
Exortei também o Município, na figura do Executivo e da Assembleia Municipal, a implementar quanto antes o Conselho Municipal de Juventude, dada a publicação da Lei 8/2009; fi-lo na esperança que não seja necessário esperar pelo fim dos 6 meses de adaptação que a lei oferece, necessário sendo para tanto que o próprio Município colabore, dando conhecimento às entidades envolvidas.
.
Depois, a surpresa - bem, meia surpresa, face aos antecedentes...
Pela boca do Sr. Presidente de Câmara ficaram todos a saber que existem autarcas mandatados pela população e, esses sim, são os únicos legitimados para questionar o estado dos processos; no caso de Paredes do Bairro, não me encontraria legitimado a fazê-lo porquanto o Sr. Presidente de Junta não havia levantado tais reivindicações, nem eu fazia parte da assembleia de freguesia; nem da Assembleia Municipal, nem do Executivo, acrescento.
.
Nem sequer pertenço a qualquer grupo parlamentar ou partido representado na Assembleia Municipal, acrescento também, e a minha qualidade - publicamente conhecida e nunca negada - de militante da Juventude Socialista nunca me impedirá de intervir activamente na defesa dos interesses da Democracia e município de Anadia, independentemente da matéria em causa ser mais ou menos politico-partidariamente conveniente.
.
Excerto do texto publicado em Política com Alma

Eventos em destaque - Cineteatro

3/02/2009 11:15:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

7 de Março - 21:30h

Image

07 e 08/03 - Rallye do Museu do Vinho Bairrada

3/02/2009 11:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


As Câmaras Municipais de Anadia, Penacova e Sever do Vouga associam-se numa parceria desportiva e de promoção turística

Pelo sexto ano consecutivo a cidade de Anadia, recebe nos dias 7 e 8 de Março, um dos ralis mais “ emblemáticas “ do calendário nacional, sendo a primeira prova do novo “ Troféu de Ralis de Regularidade “ da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Tal como aconteceu em 2007, esta importante prova do calendário nacional de ralis de regularidade, irá ter pontos de interesse nos concelhos Anadia, Sever do Vouga e Penacova.
Assim, no dia 7, após a concentração dos “ bólides “ no anfiteatro do Vale Santo, a partida será dada em frente à Câmara Municipal de Anadia, pelas 10.00 horas.

Pista do Alto do Alto Roçario, recebe duas super-especiais
A primeira secção irá ligar Anadia a Sever do Vouga, estando prevista a chegada dos primeiros carros pelas 11h45 à pista do Alto do Roçario, para a primeira passagem na super-especial de Sever do Vouga
Após o almoço em Sever do Vouga, pelas 15 horas, “ máquinas “ e pilotos fazem uma segunda passagem na pista do Alto do Roçario, para a seguir iniciarem a segunda secção até Penacova.
A chegada a Penacova está prevista para as 17h30 em frente à Câmara Municipal, seguindo-se uma rampa cronometrada na Portela da Oliveira, junto ao Museu do Moinho Vitorino Nemésio.
A última e terceira secção, termina no Complexo Desportivo de Anadia, com a super-especial nocturna com início pelas 20.30 horas.

Prova de perícia junto ao Estádio

Conforme é tradição, a prova complementar de perícia tem lugar em frente ao Estádio Municipal de Anadia, no dia 8 ( domingo ), pelas 11.00 horas.
Almoço seguido de entrega de prémios, no Museu do Vinho Bairrada, encerra com “ chave de ouro “ , mas uma edição deste rali.

Divulgação Turística associada ao evento desportivo
Divulgação turística dos três concelhos, com uma forte vertente gastronómica associada à prova. Para além da lampreia de Penacova e do leitão da Bairrada, a vitela assada à moda de Sever do Vouga, volta a estar presente, num almoço oferecido pela Câmara Municipal local.
Assim, no âmbito deste Rallye e dando continuidade a outras iniciativas já realizadas de carácter “ eno-gastronómico “, o Museu do Vinho Bairrada recebe na véspera, dia 6 de Março, um jantar entre Penacova e a Bairrada, onde os Peixinhos do Rio, o Arroz de Lampreia e a Doçaria Conventual do Mosteiro do Lorvão (ex-libris de Penacova) vão casar com a excelência dos Vinhos da Bairrada.
A organização desportiva está a cargo da DemoPorto, o novo clube de desportos motorizados do Porto sendo a Câmara Municipal de Anadia, Penacova e Sever do Vouga parceiros na promoção e divulgação do evento.
Fonte: Câmara Municipal de Anadia
.
Publicado em Centro de Portugal

Rotunda

3/02/2009 01:51:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Finalmente, a rotunda que se localiza ao lado dos terrenos, onde existiu a antiga fábrica de cerâmica de Anadia, na estrada que faz a ligação da cidade à Póvoa do Pereiro vai ser ajardinada, pelo que me dá a entender, pois já tem terra própria de jardim, os tubos de rega estão instalados, faltando só as flores e o tapete de relva. Pena é que leve bastante tempo a concretizarem-se estas obras, pois a rede rodoviária dentro de Anadia possui um conjunto de rotundas, que se estivessem todas bem tratadas, melhorariam a paisagem, dando mais cor e alegria às ruas e avenidas.
Publicado em Paulo "Cagido"

Sangalhos Basket

3/02/2009 01:46:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Sangalhos DC/Moreiras - 72 Beira-Mar - 30
.
O Sangalhos recebeu e venceu o Beira-Mar por 72-30. No 1º período, a equipa do Sangalhos defendeu de forma agressiva e muito condicionante o portador da bola, permitindo consecutivas recuperações de bola e finalizações em superioridade numérica, culminando num parcial de 23-2.
.
A primeira parte continuou com clara superioridade do Sangalhos que, apesar de permitir a todos os atletas bastante tempo de jogo, esse factor não se reflectiu no resultado (42-10). Apenas no 4º período baixamos um pouco a nossa produção ofensiva, no entanto a equipa está de parabéns pela boa exibição e resultado positivo.
.
Sangalhos DC/Altoviso: 4 - Filipe Matos (13); 5 - André Santo (2); 6 - Filipe Oliveira (2); 7 - André Pato (9); 8 - Miguel Félix (4); 9 - André Ceia (0); 10 - João Santos (10); 11 - David Martins (3); 12 - Pedro Silva (6); 14 - João Costeira (7); 15 - Francisco (14);
.
Treinador: Ivo Rego
Director: António Silva
.
GD Leça – 38 SANGALHOS/Cedispo – 50
.
O Sangalhos vençeu o jogo de forma segura à custa de uma primeira parte muito boa. Na 2ª parte a equipa precipitou-se um pouco no ataque, sem necessidade, o que impediu uma vantagem mais dilatada.
.
SANGALHOS/ Cedispo: Nº 4 Daniela (4); Nº 5 – Diana (6); Nº 6 – Maria João (3); Nº 7 – Petra (2); Nº 8 – Margarida (8); Nº 9 – Mariana (7); Nº 10 – Liliana (3); Nº 11 – Oriana (5); Nº 12– Eliana (4); Nº 13 – Joana (5); Nº 15 – Rita(3);
.
Treinador: Joaquim RochaDirectores:
Carlos Almeida e Francisco Almeida
Publicado em Sangalhos DC Basket