Noções de Democracia...

3/02/2009 11:17:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Na passada sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, teve lugar mais uma sessão da Assembleia Municipal de Anadia: discutia-se a assumpção, por parte do Município de Anadia, de um empréstimo bancário para fazer face aos encargos resultantes da construção do Centro Educativo de Anadia e do Velódromo de Sangalhos (Centro de Alto Rendimento).
.
Várias foram as questões colocadas directamente ao Sr. Presidente de Câmara relativamente aos Plano Director Municipal, face à recente publiucação da resposta dada à intervenção do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Anadia na Assembleia da República.
.
Ora, não sendo cogitável que a interpelação daquele fora inocente, antes capciosa, a questão aqueceu o debate, sendo visível que contribuiu para abrir mais uma brecha na já depauperada ponte entre os dois mais importantes representantes institucionais do Município - brecha maior será aberta na reunião da Comissão Distrital do PSD...
.
Coloquei ao Sr. Presidente de Câmara três questões, a saber: se a restauração do pavimento da Avenida 25 de Abril, na entrada de Anadia, será uma realidade em breve ou se ficaria à espera da implementação do Plano de Reabilitação Urbana; quando seria asfaltada convenientemente a estrada que liga São Mateus a Paredes do Bairro, em bom estado nos primeiros trezentos metros mas pecando por um estado deplorável no quilómetro seguinte; quando estaria em funcionamento o sistema de saneamento básico na freguesia de Paredes do Bairro.
.
Exortei também o Município, na figura do Executivo e da Assembleia Municipal, a implementar quanto antes o Conselho Municipal de Juventude, dada a publicação da Lei 8/2009; fi-lo na esperança que não seja necessário esperar pelo fim dos 6 meses de adaptação que a lei oferece, necessário sendo para tanto que o próprio Município colabore, dando conhecimento às entidades envolvidas.
.
Depois, a surpresa - bem, meia surpresa, face aos antecedentes...
Pela boca do Sr. Presidente de Câmara ficaram todos a saber que existem autarcas mandatados pela população e, esses sim, são os únicos legitimados para questionar o estado dos processos; no caso de Paredes do Bairro, não me encontraria legitimado a fazê-lo porquanto o Sr. Presidente de Junta não havia levantado tais reivindicações, nem eu fazia parte da assembleia de freguesia; nem da Assembleia Municipal, nem do Executivo, acrescento.
.
Nem sequer pertenço a qualquer grupo parlamentar ou partido representado na Assembleia Municipal, acrescento também, e a minha qualidade - publicamente conhecida e nunca negada - de militante da Juventude Socialista nunca me impedirá de intervir activamente na defesa dos interesses da Democracia e município de Anadia, independentemente da matéria em causa ser mais ou menos politico-partidariamente conveniente.
.
Excerto do texto publicado em Política com Alma

0 comentário(s):