É para ser actualizado?!

11/10/2009 08:54:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

terça-feira, 10 de Novembro de 2009
Anadia FC - INFANTIS B
Plantel 2009/2010


ACIB organizou seminário sobre o mercado de Cabo Verde

11/10/2009 05:52:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada promoveu um seminário, a 04 de Novembro, no Museu do Vinho, em Anadia, subordinado ao tema: Oportunidades de Internacionalização — O Caso do Mercado de Cabo Verde.

Esta acção está integrada num conjunto de iniciativas que a ACIB está a organizar no sentido de promover as relações comerciais e económicas entre a Bairrada e Cabo Verde, que culminará com uma visita empresarial ao país africano.

O seminário tinha como objectivos identificar oportunidades e ameaças para o investimento em Cabo Verde, analisar as disposições legislativas e regulamentares nas trocas comerciais com Cabo Verde e divulgar apoios à internacionalização.

A sessão foi aberta pela presidente da ACIB, Emília Abrantes, que realçou a importância desta iniciativa como preparação para a missão empresarial que está planeada para o início do próximo ano. A responsável da ACIB referiu ainda a visita que já fez ao país, no passado mês de Agosto, integrada na comitiva da Câmara Municipal de Anadia, ao município de São Lourenço dos Órgãos, e os contactos já efectuados com algumas entidades cabo-verdianas.

Ainda na sessão de abertura, tomou a palavra a representante da Embaixada de Cabo Verde, Edna Marta, que agradeceu os frutos da geminação entre São Lourenço dos Órgãos e Anadia e salientou que dada a proximidade da língua e culturas, Portugal e Cabo Verde são parceiros óbvios.

De seguida, foi a vez da intervenção do vereador da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, que explicou que a autarquia lançou o desafio à ACIB de organizar uma missão empresarial a Cabo Verde, no sentido de envolver as empresas da região, dinamizando assim, ainda mais, o Protocolo de Geminação estabelecido entre este concelho e São Lourenço dos Órgãos. Jorge Sampaio aproveitou a ocasião para deixar mais um desafio à Associação: promover uma missão empresarial à Letónia, também no âmbito da geminação com o município letão de Jurmala.

A primeira intervenção dos palestrantes coube a Edna Marta, que apresentou de forma sucinta o arquipélago de Cabo Verde. A representante da embaixada cabo-verdiana apontou as razões para se investir no país: localização geo-estratégica; acesso preferencial a mercados; características da mão-de-obra; boas infra-estruturas de apoio; garantias aos investidores; incentivos ao investimento externo e à exportação e estabilidade macroeconómica num sistema globalizado.

Edna Marta referiu ainda quais os sectores em desenvolvimento e com mais oportunidade de investimento no arquipélago: serviços financeiros; turismo; pescas; serviços transportes/confecções.

Seguiu-se a comunicação do vice-presidente executivo da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde, João Manuel Chantre, que também caracterizou o país e apontou mais algumas razões para o investimento. João Chantre abordou ainda os incentivos fiscais e aduaneiros para o desenvolvimento externo em Cabo Verde para o sector da indústria, do turismo e das empresas francas.

Depois do intervalo, foi a vez da intervenção da AICEP, através da técnica da área dos incentivos PME, Inês Jácome, que apresentou os instrumentos de apoio à internacionalização de PME: produtos e serviços da AICEP; sistemas de incentivos às empresas (QREN); estratégias de eficiência colectiva e acções colectivas (QREN); código fiscal do investimento; benefícios fiscais à internacionalização; instrumentos de financiamento e gestão de risco.

A técnica da AICEP referiu ainda que se encontram abertas, até 27 de Novembro, as candidaturas de apoio à internacionalização das empresas.

A última intervenção esteve a cargo da companhia de seguros de crédito COSEC, representada por Maria José Melo, que abordou as linhas de apoio ao seguro de créditos.

No final do seminário, decorreu um pequeno período de questões e de debate, em que os participantes aproveitaram para esclarecer as suas dúvidas quanto à exportação e investimento em Cabo Verde.

[Artigo e Foto enviados pela Responsável do Departamento de Relações Públicas da ACIB]