AEC's em Anadia

10/25/2010 04:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Tema sensível. Para ser justo com Lino Pintado, vereador socialista na Câmara de Anadia, tenho que referir que o vereador criticou Litério Marques de cortar na educação em vez de cortar naqueles três famosos pontos.

Dito isto, há alguns pontos a lembrar.
  1. As AEC's eram festa e divertimento em Junho de 2009 - O Ponto Alto das AEC;
  2. As AEC's em Anadia funcionaram relativamente bem já que a autarquia assumiu para si a responsabilidade pelas mesmas. Não era obrigada a fazer, mas ficou bem ao executivo. Mas alguns problemas surgiram logo no arranque do início do ano lectivo de 2009. Sangalhos - Pais contestam deficiências e exigem medidas (JB - O link está quebrado);
  3. Por fim, com a crise em força e com o Governo a cortar nas verbas a enviar para as autarquias, a CM Anadia decidiu pular fora. Uma decisão que pareceu ter sido vitoriosa ("Lá fora está-se pior"), mas que pode sair cara... às crianças do nosso concelho. (AEC em Anadia começam…com polémica - JB)
É-me difícil culpar, neste caso específico, Litério Marques por este problema. Quando um vereador da oposição refere que para a autarquia de Anadia poupar ""só"" falta alterar a atribuição de subsídios e a empresa de telecomunicações, teremos que concluir que a Câmara já cortou em tudo o que podia cortar e que não terá dinheiro para as AEC's.

É uma conclusão falaciosa. Mas, não deixa de ter como fundo de verdade a irresponsabilidade de Lisboa, que atira cada vez mais responsabilidades para as autarquias retirando cada vez mais financiamentos.

Litério faz desfeita ao JB

10/25/2010 02:04:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Depois de ter feito uma desfeita ao ASG e aos seus leitores, Litério Marques faz uma desfeita ao JB.

O Jornal da Bairrada fez uma peça sobre a austeridade. Para saberem "Onde cortam as nossas Câmaras", contactaram os presidentes de Câmara. Respondeu Mário João Oliveira (presidente CMOB), Gil Nadais (CM Águeda), Silvério Regalado (Vereador CM Vagos), João Moura (CM Cantanhede) e Carlos Cabral (CMM). Quem é que não respondeu? Litério Marques.

Para se saber "onde deveriam cortar", o JB falou com Mário Martins (vereador da oposição em Vagos), Jorge Mendonça (vereador do PP na CMOB), Brito Salvador (vereador laranja em Águeda), Lino Pintado (vereador do PS em Anadia), Manuel Ruivo (vereador rosa em Cantanhede) e Miguel Ferreira (vereador do PSD na Mealhada).

Mas, como quem está é que interessa, vamos resumir o que Lino Pintado diz:
  • diferentes critérios de atribuição de subsídios;
  • diferente política de aquisição de máquinas e veículos;
  • renegociação com a companhia energética e operadores de telecomunicações;
Pronto! E já está. Menos festas e festarolas, alugar em vez de comprar e usar Vodafone em vez de PT...