Marchas Populares a 23 de junho

3/22/2012 05:24:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As Marchas dos Santos Populares de Anadia vão sair à rua, no dia 23 de junho, pelas 21h, dia de abertura de mais uma edição da Feira da Vinha e do Vinho, de Anadia.

As inscrições já se encontram abertas e poderão ser efetuadas até 25 de maio, na Câmara Municipal de Anadia.

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal lança um apelo e desafio às 15 freguesias do concelho para que participem nesta grande festa. Por isso, no cartaz alusivo ao evento, é referido: “participe com alegria numa marcha da sua freguesia”, desafiando todos a participar.

A exibição das marchas segue o figurino de anos anteriores. Com concentração na Rua Adriano Henriques (Pavilhão Municipal de Desportos de Anadia), o desfile segue pela Avenida 5 de Outubro, passa pela Rua Fausto Sampaio, contorna a Praça Cândido dos Reis e a Praça do Município. Em seguida, percorre a Rua Júlio Maia e sobe o arruamento do Centro Cultural de Anadia para exibição no anfiteatro do Vale Santo.

De referir que este ano a Feira da Vinha e do Vinho realiza-se uma semana depois da data habitual, começando a 23 de junho e termina a 1 de julho.

Associação da Bairrada no Luxemburgo participa no Dia pela Vida

3/22/2012 09:55:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo, que em Fevereiro comemorou 15 anos de atividades, vai participar a 24 e 25 de Março no Dia pela Vida 2012 (Relais pour la Vie, no original), organizado pela Fundação Cancro, daquele país. O evento tem por objetivo demonstrar publicamente a olidariedade da população para com todos os pacientes com cancro e a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada estará presente com um stand a representar Portugal.

A iniciativa, na qual participam equipas de todo o país, foi concebido para ser uma demonstração de solidariedade para com todos os pacientes com cancro e ainda para a angariação de fundos: 97 por cento da receita é usada no apoio a iniciativas de prevenção da doença realizadas pela Fundação Cancro e os restantes três por cento são destinadas à prevenção de cancro nos países em desenvolvimento.

É neste evento, a realizar no pavilhão multiúsos Coque, que a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (ACHBL) irá marcar presença, ao integrar o stand da Embaixada de Portugal no Luxemburgo, em representação do país. “Vamos lá estar os dois dias com material de divulgação cedido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, para ser distribuído aos portugueses e lusófonos que por lá passarem”, explicou a este jornal o presidente a ACHBL, Rogério Oliveira.

15 anos de solidariedade
No passado dia 11 de fevereiro, a instituição comemorou 15 anos de atividade, com um jantar espetáculo que decorreu no Centro Cultural de Strassen. Uma noite de festa que a direção da Associação aproveitou para mais uma recolha de fundos, que já tem um destinatário, desta vez no Luxemburgo. “Vamos fazer a entrega de mil euros, angariados durante a noite da festa, à Fundação Krübskrank Kanner, uma fundação luxemburguesa que atua na luta contra o cancro nas crianças”, explicou Rogério Oliveira, por telefone, a O Emigrante/Mundo Português.

A noite de aniversário contou com a presença de representante do Governo e do Estado português, com destaque para o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que condecorou a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesa no grau Ouro.

A ACHBL foi fundada em Janeiro de 1997 por 13 portugueses, maioritariamente do concelho da Anadia, distrito de Aveiro. Atualmente, a instituição conta com cerca de 300 associados, oriundos de várias localidades de Portugal. Mais de 90 por cento do trabalho realizado pela Associação é humanitário, feito através da realização de jantares a favor de entidades ou pessoas necessitadas, mediante os pedidos que recebem, maioritariamente enviados por instituições e particulares de Portugal.

A Ceia de Natal para os sem-abrigo é uma das ações que a Associação realiza todos os anos e dirige-se a pessoas de todas as nacionalidades residentes no Luxemburgo que se encontram nesta grave situação social. Para reunir os géneros necessários à confeção da refeição, a direção da Associação conta sempre com a ajuda de empresários, comerciantes e anónimos, no fornecimento dos ingredientes principais à preparação do jantar.

Mas a ACHBL apoia maioritariamente instituições portuguesas que fazem chegar à direção os mais variados pedidos de ajuda. O apoio prestado pela associação é entregue sempre em géneros, já que as verbas que angariam são usadas para a aquisição dos materiais pedidos. É o caso de uma das mais recentes ações de solidariedade realizadas pela ACHBL que foi destinada à Associação de Apoio à Infância de Santo Antão, em Cabo Verde. A instituição necessitava de um fogão industrial especial para fazer as refeições das crianças, mas enfrentava dificuldades financeiras. O jantar realizado pela ACHBL reuniu os 65.900 escudos caboverdianos (cerca de 600 euros) necessários à compra do fogão.

apinto@mundoportugues.org