CURIA - PORTUGAL

5/05/2009 11:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Curia é um lugar bonito a cerca de 3Km de Anadia e a 5Km da Mealhada em pleno coração da Bairrada no distrito de Aveiro. Região vitivinícola, e com génese nas águas termais descobertas há muito pelos Romanos, é contituída por uma verdadeira mancha verde ímpar, que nos propõe um despertar para os verdadeiros sentidos da vida.
Para acolher os seus visitantes, para além dos grandes hotéis, existem também várias pensões, residenciais e edifícios de apartamentos.
A Curia dispõe também de um belíssimo mas exigente, campo de golf executivo de nove buracos, par 34, da autoria de Santana da Silva. Com cerca de 20 hectares e uma extensão de percurso de 2407 metros. Situa-se junto à margem esquerda do rio Cértima.
Faz-nos regressar ao nostálgico ambiente dos anos 20 e mergulhar na arquitectura "Belle Époque" e "Arte Nova". Também podemos apreciar os gigantescos plátanos, respirar o ar perfumado por calmas tileiras, passear pelos belos jardins e pelo frondoso Parque das Termas e deixarmo-nos deambular pelos pitorescos caminhos por entre vinhedos, mas, acima de tudo, sentimos o raro prazer de viver um sentido de liberdade e de espaço onde os últimos limites são a imensidão do verde das árvores e o infinito azul do céu.
Podemos também saborear as requintadas delícias da cozinha da Bairrada, como o famoso Leitão à moda da Bairrada e as doçarias regionais e deixarmo-nos convencer pela robustez e carácter franco dos vinhos e espumantes da nossa região.

LOCALIZAÇÃO

Os acessos são bons, pois a EN1 passa mesmo ao lado e a A-1 (saída da Mealhada) também está perto. A Curia também tem caminhos de ferro e é servida pela linha do norte.

DISTÂNCIAS

Coimbra - 27 KM
Aveiro - 30 KM
Porto - 90 KM
Lisboa - 225 KM
Viseu -80 KM
Figueira da Foz - 60 KM
Buçaco - 12 KM
Mealhada - 8 KM (saída para a A-1)

FONTES: VÁRIAS, DA INTERNET
RESUMO DE CÉU VIEIRA
...

Ainda há esperança!

5/05/2009 11:45:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Como podem reparar duas postagens sobre a Feira do Vinho foram retiradas! Porquê?
Porque o site do JB apresentou-se-me com um erro de visualização há coisa de duas horas (ao ir agora ao site já estava de volta ao normal) o que me levou a ver uma notícia de 2008 pensando ser de 2009.
Um comment do Paulo Cagido fez-me ir confirmar a informação sobre o cartaz e o erro foi detectado!
.
Segundo informações fidedignas a apresentação do cartaz está para muito breve, daí não ter desconfiado da notícia apresentada no site do referido jornal!
...
Afinal ainda há esperança...
...
Quanto ao site da Feira do Vinho e da Vinha... nada a retirar!
...
Enquanto é e não é anunciado, aqui fica o vídeo da 1º Feira do Vinho e da Vinha:
...

II Open Squash Curia-Clube - 16 de Maio

5/05/2009 09:03:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Estão abertas as inscrições para o II Open Squash Curia-Clube. ( segunda prova do Circuito Squash Curia-Clube 09), torneio pontuável para o respectivo ranking.

Este torneio, irá ser realizado no dia 16 de Maio de 2009.

O local será no Court Squash do Complexo Turistico do Curia-Clube At***.

O torneio terá Quadro Principal e Placas, cada jogador realizará no mínimo 3 jogos e será limitado a 20 participantes.

A data limite das inscrições é 14 de Maio de 09 ás 13.00h, o custo da inscrição de 10€, e podem fazer através dos seguintes contactos:915193276 ou mamede.paulo@gmail.com
Jogadores Inscritos:
1- Paulo Mamede (Anadia)
2 -Sara Neves (Anadia)
3 - Jorge Faria (Anadia)
4 - Rui M. Teixeira (Porto)
5 - Carlos Sousa (Ericeira)
6 - Adilia Louro (Ericeira)
7 - Luís Monteiro (Aveiro)
8 - Jorge Monteiro (Aveiro)
9 - Pedro Esteves (Anadia)

...
Publicado em Paulo Mamede

Pormenor interessante "Magna Casta"

5/05/2009 01:38:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


No passado sábado, fui ver o ambiente no Complexo Desportivo de Anadia ( Os Jogos Nacionais Salesianos que estavam a decorrer ) e junto à rotunda, "cá em cima" ( na foto, o pavilhão municipal dos desportos de fundo ), que dá acesso à national para Coimbra/Porto, tomei conhecimento, através desta "sinaléctica preta", de que existe uma loja de vinhos ( e gourmet, ao que se "lê" ) (foi-me dito por um Senhor que se encontrava no local, e assim me disse, sem certezas), de nome Magna Casta, que eu desconhecia (nem pelos meios regionais, nem pelos blogs, pedindo desculpa se me passou caso tenha sido divulgada ou esteja a ser divulgada, o que não me parece)... e o mais interessante, é ter a devida indicação junto das "grandes referências" que dinamizam, de alguma forma, a cidade de Anadia.


Não se ouve falar, nem é divulgado, o Magna Casta. Não pude seguir a indicação para ver onde se situava a "dita" loja, mas achei interessante, como me chamou a atenção.
[Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]


Anadia no Rio

Há uns tempos fui ao Rio de Janeiro.
Entrei numa sapataria.
Fui interpelada pelo dono da sapataria.
Um senhor de idade, com um sotaque já muito açucarado.
Ao perceber o meu português de Portugal, depressa me perguntou:

- De que zona de Portugal é?
- Entre Coimbra e Aveiro... - digo eu.
- De onde menina, de onde!?
- Anadia.
- Não me diga, passei a minha juventude em Anadia.
E assim se encontra um conterrâneo do outro lado do mundo!

Ainda o TGV III

5/05/2009 11:56:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O ministério das obras públicas (MOPTC), em resposta ao deputado José Manuel Ribeiro (PSD), assegura:
[...]
“que, de entre todo o conjunto de condicionantes identificadas, a RAVE (rede ferroviária de alta velocidade) procurou sempre minimizar, em primeiro lugar, o impacte sobre as populações. os corredores estudados, no concelho de Anadia, passam maioritariamente por áreas florestais e agrícolas…”
[...]
“no entanto, é de referir que as populações do concelho de Anadia serão também directamente beneficiadas com uma melhoria de serviço na linha do norte para comboios de passageiros suburbanos e regionais, e para mercadorias, decorrente do aumento de capacidade nesta via que resulta da transferência de serviços de passageiros de médio e longo curso para a linha de alta velocidade.” [governo]
.
Publicado em Leiam a Imagem

Visita à Rota da Bairrada

5/05/2009 12:56:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

No ambito do Seminário "Gastronomia e Vinhos", no dia 8 do mês findo realizou-se uma visita de estudo, à rota da Bairrada, onde tivemos a oportunidade de visitar o "museu do vinho"que se situa na Anadia.
Esta visita foi brilhantemente orientada por uma colaboradora do referido museu.


Aqui começou a 1ª prova......


Seguimos para Sangalhos, onde além de visitarmos as caves nos foi explicado todo o percurso do famoso espumante Aliança e também da aguardente.



Como não podia deixar de acontecer, lá, no restaurante das caves, saboreamos um delicioso almoço, o tradicional leitão, bem regado, como se pode observar pela imagem, e como sobremesa torta de coco que ainda estava morna.
.






Terminámos a nossa visita na Quinta do Encontro, em São Lourenço do Bairro, um edificio bem moderno, redondo, onde também nos foi apresentada a "adega" e onde não faltou mais uma prova do delicioso néctar.





.
Publicado em Projecto TecLar