Saudades...!



Que saudades do liceu!
-"Encontramo-nos às10h20m nas escadas..."
As escadas, a AE, o Bar, as Escoliadas, tudo isto faz parte de um "ontem" que deixa alguma nostalgia.
A vocês, não?!

Autárquicas 09.com II

4/28/2009 05:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Anadia

Global 2.52.52.52.52.5 44444 3.53.53.53.53.5 22222 11111

44444 22222 33333 11111

Em Autárquicas 09

Anadia e Mealhada - tão diferentes, tão iguais

4/28/2009 03:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Navegava este cavalo pela blogosfera mundial quando encontra um blogue de um francês (?!) de seu nome Jerome.
.
Este jovem está a fazer um Tour, a solo, pela Europa do Sul (Mediterrâneo). Não é que o pobre rapaz teve a pouca sorte de passar por Anadia e pela Mealhada?!
.
Deixo-vos uma tradução (má! Peço desculpa mas o meu francês já viu melhores dias) do texto que esle escreveu na sua página:
.
«Saí feliz de Agueda, mas aguardava-me um longo dia!
Tudo começou quando cheguei à Anadia, aí senti uma estranha atmosfera:
.
-Um cão parecia completamente louco tentando-me morder ... (E eu que amo cães!)
-Uma senhora viu-me ao longe e passou para o outro lado da estrada...
-Conheci um homem que me queria convidar para comer, mas tentou com que eu passasse por um bairro "deserto" (eu fugi com o pretexto de que queria continuar a caminhar)
-Depois, alguns quilómetros mais à frente parei numa cidade chamada Mealhada onde ia parar para pernoitar. Mas as pessoas evitavam-me respondendo-me com um: "não sei ".... Sinto-me perigoso! Sinto que sou francamente perturbador!
.
E posso garantir-vos que esta é realmente a primeira vez que tal me acontece aqui em Portugal! Normalmente as pessoas são muito amigáveis, tendo tempo para conversar e, muitas vezes, em francês! Todos estes acontecimentos levaram-me rapidamente a deixar esta cidade, onde não me sentia bem, por isso, apanhei o comboio para chegar, 20 km mais à frente, à cidade de Coimbra, que teria de ser o meu aconchego para a noite».
.
Excerto traduzido de Peregrino

Eis o Ruben Barrichello da Anadia

4/28/2009 03:23:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

MEC is back.

A crónica de hoje de Miguel Esteves Cardoso no Público deveria ser ensinada nas escolas. Concisa, hilariante, certeira. É certo que o assunto ajuda: Vital Moreira. Mas poucos se lembrariam de fazer analogias entre opções capilares e políticas do candidato europeu do PS. Como o link é só para assinantes, eis um naco:

«(...) Olha-se para aquele resplandecente capacete de oiro branco e cisma-se:"Eis o Ruben Barrichello da Anadia".

(...) Longo, espesso, repetitivo, vaidoso, impenetrável e sempe a pender para o mesmo lado, o penteado de Vital Moreira é bem o oposto dos seus textos e discursos. Aí residirá a contradição que torna ambos tão irresistíveis.»

A crónica chama-se Vital Sasson.


Publicado no 31 da Armada

Mário Duarte

4/28/2009 02:43:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Paulo "Cagido" lembra e eu aproveito!
.
«Mário Ferreira Duarte nasceu em Anadia em 1869, radicando-se cedo em Aveiro onde era funcionário de Finanças. Foi casado com a baronesa da Recosta, D. Maria Teresa de Melo, uma verdadeira desportista, amazona, praticante da bicicleta e do automóvel, do ténis e do golfe, falecida em 1929. Mário Duarte era igualmente um apaixonado pelo desporto em geral, praticando com mestria o futebol, o golfe, o ciclismo, o ténis, o remo, a vela e a natação, a esgrima e o tiro... Neste, por exemplo, várias vezes venceu troféus em que participou o próprio D. Carlos, ganhando nesta modalidade reputação internacional. Foi campeão nacional de ciclismo para amadores em 1896 (Vila do Conde) e em 1898 (Lisboa); em 1897, capitaneou o Ginásio Aveirense quando este disputou o 1º desafio de futebol realizado no norte do país (contra os ingleses do Real Velo Clube do Porto); integrou diversas representações de ténis, nomeadamente à Madeira; como toureiro, brilhou no Campo Pequeno (1898); como nadador, fez parte dos melhores (5º lugar), no Alfeite (1906)... Com razão se compreende que, em 1905, em plebiscito organizado pelo jornal lisboeta Os Sports, Mário Duarte fosse apontado como "o desportista mais completo de Portugal".
.
"Em 1913, como dirigente, integrou a embaixada de futebol que Portugal enviou ao Brasil, continuando por muitos anos a ser o presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Se a nível nacional teve esta projecção, não deixou de dar substancial contributo ao desporto aveirense, nomeadamente com a criação do Ginásio Aveirense (1893), sempre com a preocupação de acompanhamento médico e preparação física da juventude regional. Para além do relacionamento próximo com o rei D. Carlos, recebeu diversas homenagens públicas como exemplo de dedicação ao desporto e à organização de colectividades que o promovessem. Foi também benemérito local"».
.
Excerto de texto publicado em Aveirana
.
«Mário Duarte editou em 1893, a publicação Ovos Moles e Mexilhões, que se subintitulava Besbelhotice Mensal d´Aveiro. Em 1895, dirigiu o Le Portugal Philatélique e nos fins da primeira década do século XX, o Distrito de Aveiro, bissemanário fundado pelo egrégio, José Estevão Coelho de Magalhães. Considerado um dos principais impulsionadores do futebol em Portugal, o nome de Mário Duarte está hoje perpetuado no Estádio Municipal de Aveiro».
.
Publicado em CM Aveiro
(foto: Paulo "Cagido")