A CM de Anadia juntou-se ao Projecto "Limpar Portugal - Anadia"

2/09/2010 10:14:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

A Câmara Municipal de Anadia juntou-se ao Projecto "Limpar Portugal" em resultado da reunião desta manhã entre Prof Litério Marques e a nossa coordenadora concelhia Paula Fernandes e Sara Neves.
Vai-nos ser dado todo o apoio logístico, bem como vão por o gabinete de imprensa ao nosso dispor.
Vai ser passado um Spot vídeo para ser exibido através dos áudio-visuais ao dispor da Câmara Municipal de Anadia e spot radiofónico para divulgação local.
Estamos todos de parabéns.

[Comentário, há "9 horas atrás", de Paula Augusta Pereira Fernandes, Coordenadora Concelhia do Grupo AND - Anadia, retirado de http://limparportugal.ning.com/group/anadia]

A dizer que o Grupo de AND - Anadia tem, neste momento, 64 membros.
Associações e pessoas. A V/ atenção e solidária.
Representantes de freguesias procuram-se, estão ainda em falta. Não é pretendido nenhuma freguesia de fora. [Pedido de divulgação de Paula Fernandes há "1 dia atrás"]
A N/ atenção ao registo fotográfico da localidade de Arcos, 6 voluntários membros que já "arregaçaram as mangas" no passado sábado dia 6! Leiam as imagens! Mãos à obra... como e quando puder.

Ainda o TGV

2/09/2010 03:49:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Reunidos na passada quarta-feira, dia 3, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Tamengos, meia centena de populares ficou conhecedora do projecto de Alta Velocidade que atravessa a sua freguesia no troço Soure - Oliveira do Bairro e, mais concretamente, os traçados 4 e 5.

Um grupo de pessoas preocupadas com o futuro da Freguesia de Tamengos e dos conterrâneos, começou a trabalhar esta temática. Tirou fotografias, fez levantamentos, montou imagens, redigiu textos, produziu apresentações e preparou a referida sessão de esclarecimentos.

Após a apresentação dos dois traçados e vendo o que irá mudar na freguesia de Tamengos e vizinhas, discutiram-se vários aspectos, nomeadamente as consequências que a execução deste projecto trará para a Curia (ruídos, vibrações e o inestimável impacto na qualidade da água). Referiu-se ainda o muro que separará a freguesia (desde o início de Tamengos do lado de Ventosa até à Cabreira, passando pela Quinta de Horta e seguindo em direcção a Óis do Bairro e São Lourencinho), asim como a devastação de parte do pulmão da freguesia (Cabreira) e as consequências que trará à fauna. Saliente-se também as dificuldades acrescidas na mobilidade dentro e a atravessar a freguesia (imagine-se, por exemplo, que uma idosa tem uma horta com couves e, a 50 metros, com cenouras: depois do TGV, terá que andar dois quilómetros para chegar das couves às cenouras!!!).

A conclusão foi simples: há que manifestar o descontentamento com o traçado 5.

No dia seguinte, este grupo de trabalho redigiu o documento que enviou para a Agência Portuguesa do Ambiente. (...)

Sabendo que poderia ter sido muito melhor, é de facto extraordinário como uma população motivada se mobiliza e trabalha!

Trezentas e vinte e uma assinaturas, em menos de 24 horas, é obra! O mérito seja dado ao povo que se emprenhou.

Este grupo de trabalho agradece, publicamente, a colaboração de diversas instituições e pessoas do concelho da Mealhada, nomeadamente a da Junta de Freguesia de Antes, por todo o material cedido e motivação passada, a da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro e ainda da Câmara Municipal da Mealhada pelo seu Sistema de Informação Geográfica actualizado e pela sua cedência a munícipes "estrangeiros".

Obviamente também se deve referir o apoio da Câmara Municipal de Anadia naquilo que lhe foi possível fazer do muito que poderia ter feito e da Junta de Freguesia de Tamengos pela disponibilidade e empenhamento na mobilização da população.

O Grupo de Trabalho:
Arsénio Almeida
Alfredo Matos
Sérgio Bandeira
Filomena Morais

Litério Marques “ataca” PSD/Anadia

2/09/2010 02:57:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Litério Marques "veio a público acusar a concelhia de obstar a entrada de dezenas de novos militantes no partido, acusando os seus responsáveis de falta de transparência", noticia o Diário de Aveiro.
...
A história já é antiga e foi, então, notícia em vários órgãos de comunicação social, tudo devido a um "conturbado processo de admissão de mais de uma centena de militantes na concelhia social-democrata".
...
De certo o facto de José Manuel Ribeiro ser o presidente da concelhia nada tem que ver com este mau estar de Litério Marques, que de repente se lembrou novamente do assunto.
...
Lembrar que este assunto foi remetido, na altura, ao Conselho de Jurisdição Nacional. Segundo Litério Marques em declarações ao Diário de Aveirto, o CJN depois de analisar as fichas dos 186 candidatos a militantes decidiu admitir 92. “Apenas 92 estão admitidos como tal, tendo ficado, estranhamente, de fora 93”. Ora, 92 + 93 é igual a 185. Pelas contas deste cavalo houve de certo um que ainda não sabe o seu futuro dentro dos laranjas.
...
"O autarca acrescenta, ainda, que aos 92 elementos admitidos «foi-lhes solicitado o pagamento de quotas com retroactivos referentes a 2008, ou seja, como se fossem militantes desde essa altura». «Parece-me que se eram militantes para pagar quotas, também deveriam ter sido militantes para exercer o seu direito de voto nas eleições da Comissão Política de Secção, em Dezembro de 2008. E se tinham direito a voto e não puderam votar, creio, salvo opinião em contrário, que a eleição em causa carece de legalidade», assinala o autarca."
...
E com este raciocínio tenho que dar a mão à palmatória. Se eram militantes deveriam ter podido votar.
...
"O Diário de Aveiro tentou obter uma reacção de José Ribeiro, presidente da concelhia do PSD/Anadia, mas tal não foi possível".
...
Notícia que pode ser lida em Diário de Aveiro

TEMOS DE REPENSAR...

2/09/2010 10:00:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper


É com muita tristeza e mágoa que vejo os contentores de recolha de lixo doméstico, a um sábado de manhã cheios, associado a alguma falta de civismo da população. Acho que é tempo da autarquia repensar a sua política ambiental, pois o exemplo vem sempre de cima, como se costuma dizer.
...
Se em Anadia a um sábado de manhã os contentores encontram-se cheios, alguns estrategicamente mal situados, as pessoas de fora nem imaginam como eles ficam ao final de domingo, como tenho visto.
...
Sr. Presidente da Câmara Municipal urge tomar medidas para solucionar este problema. Temos de Limpar Portugal, mas acima de tudo temos de mostrar uma Anadia mais limpa e agradável aos seus e aos visitantes. Vamos todos colaborar também!
...
Postado em Paulo "Cagido"

Parabéns "Cagido"

2/09/2010 12:00:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Um dia depois do ASG, é a vez de Paulo "Cagido" comemorar o segundo aniversário do blogue.
...
A primeira postagem de "Cagido", às 15h51 (um número capicua) do dia 9 de Fevereiro de 2008, foi a seguinte:

Anadia precisa das urgências!
Faço votos para que a nova ministra da saúde, Dr.ª Ana Jorge, seja mais sensível para com a população de Anadia e reconsidere reabrindo o serviço de urgência do nosso hospital.
Não concordando (neste tema) com o autor deste blogue, "Cagido" tem lutado de forma muito séria e honesta pelo futuro anadiense.
...
O Anadia Sem Gente não podia deixar de passar esta data já que "Cagido" foi, é, e de certo sempre será um espaço de referência para nós e sobertudo para Anadia.
...
Um blogue que de forma muito pessoal fala, e analisa, a cidade e concelho de Anadia.
...
Parabéns!