Anadia recebe a maior colecção portuguesa de saca-rolhas

5/22/2009 11:30:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

Inaugura amanhã, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, uma exposição singular. Trata-se de uma das maiores colecções de saca-rolhas do mundo, e sem dúvida a maior do género em Portugal. Um espólio de mais de 2500 peças, reunidas ao longo de anos pelo malogrado Comendador Adolfso Roque, e que agora, volvidos cerca de oito meses sobre a sua morte, estarão expostas pela primeira vez no nosso concelho.

Adolfo Roque tornou-se conhecido como fundador da Revigres e era um fervoroso adepto portista. Quem não se recorda de ver, durante anos a fio, a sua marca estampada nas camisolas do campeão? Mas o Comendador era também um apaixonado coleccionador, e durante anos reuniu aquele que é um dos instrumentos mais úteis aos apreciadores dos bons vinhos da nossa região: saca-rolhas. Pela primeira vez, a extensa colecção de Adolfo Roque vai estar exposta entre nós, para depois integrar o espólio permanente do Museu do Vinho, de acordo com a vontade expressa em vida pelo seu autor, natural de Barrô, no Concelho de Águeda, e falecido em Setembro do ano passado, com 73 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Graças a esta valiosa colecção, Adolfo Roque conquistou um lugar no exclusivíssimo International Correspondence of Corkscrew Addicts, clube estatutariamente limitado a 50 associados, criteriosamente seleccionados entre os melhores coleccionadores de saca-rolhas do mundo. Sem uma data precisa para o seu arranque, que o autor nunca soube avançar, a colecção de saca-rolhas do Comendador Adolfo Roque representa um tesouro emocional que encontrará as suas raízes na actividade do seu pai, vinicultor na Bairrada, e é nesta riquíssima região que terá o seu berço e a sua finalidade. A inauguração está marcada para as 15h30, e contará com a presença da família do coleccionador e dos artistas plásticos que apresentam exposições temáticas nesta unidade museológica: Paco Pestana, autor de «IVA incluído: Amén», e Rico Sequeira, com a mostra «Iluminações e sombras em honra do vinho», que estarão patentes até ao dia 31 de Outubro.

Texto: Carla Teixeira
Imagem: O blog do Granel

"Outdoor Dixieland por cá divulgado"

5/22/2009 09:17:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


Este outdoor, hoje colocado, é novidade na freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia, implantado no nó do lugar do Paraimo, acesso à variante EN 235 entre Anadia (Sangalhos) e Oliveira do Bairro, e principal acesso à obra do Velódromo Nacional.


É o VI Festival International de Dixieland de Cantanhede... "por cá divulgado"!


[Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]

Semana Verde

5/22/2009 08:54:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
31 de Maio - Peddypapper Ambiental
1 de Junho - Ecoactividades
2 a 5 de Junho - Hora do Conto Verde; Jogos ambientais; Ateliers de Reutilização
2 a 5 de Junho - Operação Stop [Anadia, Sangalhos, Chipar de Cima, Vilarinho do Bairro] (?!?!?!!??!?!?!?!)
5 de Junho - Assinatura de Protocolo de aquisição de Oleões
3 a 5 Junho - Exposição itinerante "Cultivando sonhos"

...
Publicado em CMA

dia 30 de Maio, às 21 horas

5/22/2009 07:20:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Teresa Caeiro, dia 30 de Maio, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Anadia

CONFERÊNCIA SOBRE "SAÚDE"

Deputada e Candidata às Eleições Europeias pelo CDS/PARTIDO POPULAR

30 de Maio - 21 horas
Biblioteca Municipal de Anadia





...
Publicado em Maria do Céu Castelo-Branco

Breves de Anadia no RB

5/22/2009 03:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A fase “Bravo” de combate a incêndios florestais teve o seu início, no passado dia 15 de Maio. Os Bombeiros Voluntários de Anadia encontram-se já em estado de alerta com uma equipa de combate a incêndios, com cinco homens e uma equipa de apoio, com dois elementos.
...
O presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, diz que passagem do TGV no concelho “não é preocupação de maior”, uma vez que “o traçado apenas irá ocupar uma faixa de 14 metros e não de 400 como inicialmente se falou”, considerando que “o problema é mais de impacto ambiental, dado que irá atravessar uma mancha de vinhedos”.
...
O desinteresse por parte dos vitivinicultores obrigou a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) a cancelar a edição deste ano do concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada”, bem como a repensar o actual modelo para cativar mais participantes.


...

Breves de Anadia no JB

5/22/2009 03:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A importância da restauração
A Associação da Rota da Bairrada quer o sector da Restauração na ...
...
Velódromo, orçado em 10 milhões de euros
Com inauguração prevista para Junho, o Velódromo Nacional - Centro de ...
...
Interrupção do concurso As melhores vinhas da Bairrada
O concurso "As melhores vinhas da Bairrada" não se realiza este ano. A falta de ...
...

Classificação de árbitros A.F.Aveiro - Época 2008/2009

5/22/2009 11:34:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Carlos Taveira, natural de Anadia, foi confirmado esta semana como o melhor árbitro dos campeonatos distritais da A.F.A. Trata-se de um regresso à terceira categoria nacional, dois anos depois de por lá ter passado.
...
A acompanhá-lo estará Luís Guimarães, árbitro de Espinho que caso seja aprovado nas provas a prestar, estrear-se-á nos campeonatos nacionais.
...
O terceiro classificado, Carlos Tavares de Arouca irá prestar provas em Lisboa e ficará à espera de uma vaga no quadro nacional, podendo, também, ingressar nos nacionais, já que o histórico diz-nos que o terceiro elemento tem entrado sempre.
...

Stigma Sphere - "my hope my destroyer" (live)

5/22/2009 01:23:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A banda portuguesa de Metal - Stigma Sphere - ao vivo no Bairrada Metalfest, em Ancas, Anadia, no dia 16 de Maio de 2009.