106 anos do Club de Ancas

12/02/2010 10:08:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

9º semana cultural do Club de Ancas, que festeja em Dezembro,106 anos ao serviço da cultura e solidariedade.


O Clube de Ancas, com Sede na Freguesia de Ancas, Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro, foi fundada como uma associação de “instrução, recreio e beneficência” sendo hoje uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos o exercício da solidariedade social e a promoção do desenvolvimento cultural e recreativo da população de Ancas.

Esta secular colectividade, foi fundada a 8 de Dezembro de 1904 e teve os seus primeiros Estatutos aprovados por alvará do Governo Civil de Aveiro, visados em 12 de Dezembro de 1939, registado a folhas vinte e oito verso, do respectivo livro de registos, pelo que nos termos do artigo 416? do Código Administrativo e considerada pessoa colectiva de utilidade publica administrativa.

O objecto inicial da “Associação” (posteriormente chamada de Club de Ancas) e muito abrangente e inclusive na própria Monografia do Concelho de Anadia do Professor Nuno Rosmaninho, o Club de Ancas e apontado como a associação que introduziu o desporto no Concelho de Anadia.

Artistas Bairradinos no [COM]Vontade[PRO] - "Vamos fazer Figura em Aveiro!"

12/02/2010 09:42:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


Novos artistas mostram-se em Aveiro
“Vamos fazer Figura em Aveiro”. É este o lema da iniciativa (COM) Vontade (PRO) que vai juntar artistas e projectos de várias áreas e de vários concelhos, inclusive da Bairrada e da região de Coimbra, no Mercado Municipal Manuel Firmino, em Aveiro, no próximo dia 4 de Dezembro a partir das 14 horas. A actividade foi abraçada pela Comissão do Mercado Manuel Firmino e insere-se no evento “Pista de Gelo no Mercado”.
Artistas em início de carreira e/ou desconhecidos do grande público vão mostrar a sua arte e o seu talento, disponibilizando-se para mostrar, interagindo, a todos os que acorrerem ao Mercado Manuel Firmino o trabalho que fazem, como “dar nas vistas” com criatividade e arrojo pelo mesmo!
A descoberta de novos talentos, a vivência de novas sinergias, a interacção em colectivo e com o público são evidenciadas e fomentadas nesta actividade com conceito próprio que a distingue: o tal “empurrão” delineado a jeito de valorização pessoal e profissional!
Madjer (campeão de futebol de praia e convidado do Núcleo Sportinguista de Aveiro) é um das personalidades no (COM) Vontade (PRO), protagonizando um jogo de futebol com os mais pequenos. Uma tertúlia, uma sessão de fotografias e outra de autógrafos são as outras actividades em que o atleta participará.
No próximo dia 4 de Dezembro marcarão igualmente presença no Mercado Municipal Manuel Firmino o Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Aveiro, sob a orientação do Professor Henrique Portovedo e a Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social da Mealhada que se fará representar por dois talentos da dança, Luís Silvestre e Maria Maia.
A estas instituições juntam-se os jovens guitarristas Gonçalo Maia (Oliveira do Bairro) e Nuno Monteiro (Águeda).
Gonçalo Tavares Gomes, outra personalidade convidada e da música, que representou Portugal no Festival da Canção da Eurovisão 2010, interpretará três temas originais com Gonçalo Maia.
O designer Jorge Ferreira (Penacova) é o autor do logótipo e do cartaz do (COM) Vontade (PRO).
Dina Lopes e Ana Salvador, duas artistas plásticas de Anadia, marcarão igualmente presença em interactividade. Bem como Sérgio Laranjeira e Sílvia Machado (Aveiro; cabeleireiro e massagem); António Inácio e Isa (Cantanhede; tapeçaria e aguarelas); Dora Mósca e Luís Ferreira (Anadia; acupunctura); Ana Jesus Ribeiro (Anadia; organização/fotografia profissional); Jaqueline Nunes (Coimbra; co-organização); José Moreira (São João da Madeira; atletismo) e a Dancenter de Aveiro (momentos e animação de dança para crianças). Luciete Marques (Oliveira do Bairro; pintura em porcelana) e Lúcia Matos (Anadia; tapeçaria em farrapos) também irão mostrar, ao vivo, trabalhos da sua autoria.
Bem como Cátia Matilde de Oiã, artista em pintura facial, que dará de si também em interacção Profissional com Ana Jesus Ribeiro da Fotografia, uma nova colaboração que terá uma abrangência no evento (cerca de dois meses) designado de “Pista de Gelo no Mercado”.
O evento contará ainda com uma prova de espumante e de leitão da Bairrada, patrocinadas, respectivamente, pelas Caves São Domingos (Anadia) e pelo Restaurante Espelho d’ Água (Mealhada), ambos associados da Associação Rota da Bairrada.
O (COM) Vontade (PRO) tem o apoio da Comissão do Mercado Manuel Firmino e insere-se no evento “Pista de Gelo no Mercado”, com entrada gratuita e promovido nesta quadra natalícia que se aproxima e que, para além deste colectivo versátil para brilhar, terá uma pista de gelo como especial atractivo… claro está!
PRESS RELEASE Organização [COM]Vontade[PRO]

Fim de apoio do Estado põe centenas de colégios em risco

12/02/2010 01:38:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

(...) Já no Colégio de Nossa Senhora da Assunção (Anadia), que ajudou a fundar, a situação será mais dramática «porque é uma zona muito carenciada e sem contrato o colégio vai à falência».

O assunto foi o tema central de uma reunião entre a ministra Isabel Alçada e a AEEP, na terça-feira. Mas João Alvarenga não saiu de lá optimista. «Vamos pedir uma audiência ao primeiro-ministro e ao Presidente da República». O objectivo é impedir a promulgação do decreto-lei já aprovado em Conselho de Ministros que revoga todo os contratos de associação existentes. (...)

Peça completa em Sol

O que diz agora a oposição PS em Anadia? Depois das críticas à autarquia no que diz respeito às AEC's, o PS-Anadia tem que vir igualmente a público falar sobre esta situação. Nós aguardamos, e não nos esqueceremos.