106 anos do Club de Ancas

12/02/2010 10:08:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

9º semana cultural do Club de Ancas, que festeja em Dezembro,106 anos ao serviço da cultura e solidariedade.


O Clube de Ancas, com Sede na Freguesia de Ancas, Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro, foi fundada como uma associação de “instrução, recreio e beneficência” sendo hoje uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos o exercício da solidariedade social e a promoção do desenvolvimento cultural e recreativo da população de Ancas.

Esta secular colectividade, foi fundada a 8 de Dezembro de 1904 e teve os seus primeiros Estatutos aprovados por alvará do Governo Civil de Aveiro, visados em 12 de Dezembro de 1939, registado a folhas vinte e oito verso, do respectivo livro de registos, pelo que nos termos do artigo 416? do Código Administrativo e considerada pessoa colectiva de utilidade publica administrativa.

O objecto inicial da “Associação” (posteriormente chamada de Club de Ancas) e muito abrangente e inclusive na própria Monografia do Concelho de Anadia do Professor Nuno Rosmaninho, o Club de Ancas e apontado como a associação que introduziu o desporto no Concelho de Anadia.

0 comentário(s):