Breves de Anadia no RB

2/05/2010 02:49:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Destak
O grupo de voluntários do concelho de Anadia que decidiu pôr mãos à obra para participar no projecto “Limpar Portugal” levou a efeito, na passada sexta-feira, no Centro Cultural de Alféloas, Anadia, mais uma reunião com o objectivo de delinear estratégias para a limpeza do concelho.

Nesta fase, pretende-se fomentar a angariação de voluntários nas 15 freguesias do concelho, assim como realizar o diagnóstico de cada uma, isto é, saber onde se encontram os “pontos negros” nas diferentes freguesias, no que respeita a resíduos de vária ordem.

Este movimento pretende até ao dia 20 de Março limpar o concelho dos mais diversos tipos de lixos, desde resíduos verdes, plásticos, papel, passando pelos metálicos/sucata, madeiras, óleos, entulhos até aos resíduos tóxicos.

Mas para que isso aconteça na perfeição, os responsáveis esperam contar com o apoio da Câmara Municipal de Anadia e das Juntas de Freguesia, bem como de empresas locais. É que sem este apoio torna-se mais complicado, designadamente efectuar o transporte dos resíduos, daí que tenham sido convidados para a reunião os presidentes de Junta do concelho, mas nem todos compareceram.

Apesar de já ter havido um primeiro encontro com a Câmara, onde nada ficou definido, os responsáveis pretendem nos próximos dias encontrar-se novamente com os elementos do Executivo anadiense para saber com o que podem contar, nomeadamente em termos de logística.

Na reunião esteve presente Nelson Soares, coordenador do concelho da Mealhada, que deu a conhecer as etapas que é necessário percorrer até 20 de Março para que nada se atrase.

Falou na necessidade, de junto dos agrupamentos de escolas de Anadia e de Vilarinho do Bairro e da Secundária de Anadia encontrar uma forma de sensibilizar os alunos para que estes, por sua vez, passem a palavra em casa e junto dos amigos. “Penso que é uma boa forma de podermos angariar muitos voluntários nas diversas freguesias”, referiu Nelson Soares.

Durante a reunião foi eleita a coordenadora concelhia de Anadia, Paula Fernandes. Foram ainda apontados nomes para algumas freguesias, ficando ainda a promessa dos responsáveis das Juntas de freguesia presentes de tudo fazerem para encontrar um responsável local para angariar mais voluntários.

Ficaram também calendarizadas as actividades até 20 de Março, assim, até 20 de Fevereiro deve ser concluído o diagnóstico do concelho. Entre 20 de Fevereiro e 19 de Março, proceder à limpeza dos resíduos sinalizados. No dia 20 de Março, o objectivo é concentrar todos os voluntários, ao longo da EN1, para que o evento crie um grande impacto mediático.
...