Cinco detidos e ouro apreendido após investigação a branqueamento de capitais

10/25/2011 11:30:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A PSP anunciou hoje a detenção de quatro pessoas e a apreensão de outro e prata, numa operação policial na zona centro e norte do país ligada à investigação de branqueamento de capitais, fraude fiscal e receptação.

A operação realizou-se na quinta-feira, envolveu 33 agentes policiais de Leiria e contou com o apoio de 14 inspectores tributários da Direcção de Finanças de Leiria, revela a PSP em comunicado. As buscas decorreram em Leiria, Porto, Gondomar, Aveiro, Anadia, Fátima e Batalha entre as 05h00 e as 18h00.

Um dos detidos, de 42 anos, tinha na sua posse 452 doses de haxixe e uma arma de fogo ilegal, que também foi aprendida. Os outros dois têm 40 e 44 anos. A única mulher detida tem 67 anos. Da extensa lista de material apreendido, destaque para a pistola de 8mm e respectivas munições, 9.400 euros em dinheiro, 19 telemóveis, três viaturas, 96 relógios, 15 balanças digitais, seis computadores e dois diamantes.

Medalhas, isqueiros, fios, anéis, moedas e libras, tudo em ouro, foram igualmente apreendidos, assim como objectos em prata que vão desde castiçais, alianças, terços, travessas, faqueiros, colares em pérolas e moedas várias. "A Polícia de Segurança Pública de Leiria (?) desenvolveu nos últimos 7 meses, uma investigação sobre cidadãos que, apesar de terem firmas legalizadas na compra e venda de ouro, frequentemente se dedicam à prática de ilícitos criminais na sua actividade, nomeadamente crimes de receptação, fraude fiscal, branqueamento de capitais, fuga a impostos". Pode ler-se no comunicado daquela força policial.

Publicado em Publico.pt