Litério Marques a vender o seu peixe

Regeneração do centro histórico é uma das principais apostas

E começamos bem: com o título da notícia do Diário de Coimbra a dizer que em Anadia há um Centro Histórico. No meu entender é esticar um pouco o conceito daquilo que realmente é um Centro Histórico. Só mesmo quem nunca saiu de Anadia pode achar que aquilo é um CH. Continuemos...
É caso raro no país. Uma cidade inserida numa freguesia, como tantas outras pequenas povoações. Assim é Anadia, que integra a freguesia de Arcos, onde ainda hoje permanece a Igreja Matriz. Mas nem por isso as suas gentes têm menos orgulho da sua terra, que há cinco anos atrás ganhou o estatuto de cidade. Litério Marques, presidente da Câmara Municipal, reconhece que a elevação de Anadia foi «sui generis», todavia o país assiste hoje ao crescimento de uma cidade que, segundo o seu autarca, em nada fica a dever a tantas outras.
...
«Temos tudo», adianta, dando como exemplo as recentes infra-estruturas, como o cine-teatro ou a biblioteca, e também as acessibilidades que servem todo o concelho. Mas Anadia é uma cidade em mudança, especificamente no seu centro histórico, explica Litério Marques, a dar conta da regeneração urbana que, a curto prazo, conferirá à cidade um novo perfil de modernidade. Nesta estratégia – com algumas obras já adjudicadas – a Câmara Municipal está também a pensar na dinamização e incentivo que esta acção significará no crescimento e revitalização do comércio local. É por isto e muito mais que Litério Marques não tem dúvidas de que, «a médio prazo, Anadia será efectivamente uma grande cidade».

Dos melhores textos de comédia que já li nos últimos dias, garanto-vos! Frases como "o país assiste hoje ao crescimento de uma cidade que, segundo o seu autarca, em nada fica a dever a tantas outras", ou "«Temos tudo», adianta, dando como exemplo as recentes infra-estruturas, como o cine-teatro ou a biblioteca, e também as acessibilidades que servem todo o concelho" são verdadeiros slogans publicitários da venda da banha da cobra.
E depois vem aquela que é, para mim, um ex-libris de todo um texto escrito por alguém que nunca deve ter ido conhecer Anadia (parece-me): "Mas, Anadia é uma cidade em mudança, especificamente no seu centro histórico, explica Litério Marques, a dar conta da regeneração urbana que, a curto prazo, conferirá à cidade um novo perfil de modernidade". Sempre ouvir dizer que os CH's são para preservar. Como é possível que esta regeneração urbana se possa fazer num CH?! Surge um novo conceito: o de «Centro Histórico Moderno». Mais, como pode LM dizer que Anadia será uma grande cidade quando Anadia não tem gente?!
A nível populacional, o autarca lembra que «há muita gente de fora» a procurar habitação no concelho, porque ali é possível encontrar «qualidade de vida», sublinha, acrescentando que, efectivamente, a elevação de vila a cidade, há cinco anos atrás, aconteceu «em boa altura».
Cá está a resposta! São as pessoas de fora que estão a vir para Anadia. Engraçado é que as pessoas de Anadia estão a sair para outras cidades.
Notícia do Diário de Coimbra