Santa Casa e Clube d´Ancas com Medalha de Mérito

5/02/2011 06:33:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presidiu à cerimónia de condecoração, com a Medalha de Mérito Distrital, de instituições do distrito com mais de um século de existência.

Foram 50 as instituições que se deslocaram ao Salão Nobre do Governo Civil, repleto de assistência, para receberem das mãos do Ministro da Administração Interna e do Governador Civil de Aveiro o galardão distrital que “distingue a actividade de pessoas singulares e colectivas que tenham, em razão das suas actividades ou acções, contribuído decisivamente para o engrandecimento do Distrito”.

O Governador Civil de Aveiro, José Mota, aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho das associações, bem como para anunciar um conjunto de iniciativas destinadas à promoção do movimento associativo no distrito. O Governador Civil agradeceu ainda a presença do Ministro da Administração Interna, reconhecendo a “competência, o empenho e a correcção” deste membro do Governo para com os assuntos do distrito de Aveiro.

Rui Pereira felicitou o Governo Civil por esta iniciativa “que promove Aveiro e o trabalho feito na sociedade civil”, ao mesmo tempo que destacou a importância dos Governos Civis, e o seu papel de “grande importância” enquanto intermediários das populações junto do Governo. O Ministro da Administração Interna considerou mesmo que estas estruturas do Estado são como que um “núncio do Governo” no distrito.

Recorde-se que o Governador Civil de Aveiro tomou a decisão de atribuir a Medalha de Mérito Distrital às colectividades do Distrito de Aveiro que tenham já completado 100 anos de existência – e que se mantêm em actividade –, como reconhecimento pela actividade centenária e pelos relevantes serviços prestados ao distrito e ao país.

A condecoração honorífica de Mérito Distrital, cuja atribuição é realizada nos termos de um regulamento aprovado para o efeito, foi instituída no Governo Civil de Aveiro por decisão do Governador Civil, José Mota, âmbito das comemorações dos seus 175 anos.
cultura@clubedeancas.com