Formação Profissional na ACIB

8/29/2009 07:48:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada irá promover novos cursos de formação profissional a partir do mês de Setembro, tanto na sua sede no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, como na sua delegação em Anadia.

Em Oliveira do Bairro, decorrerão as seguintes acções:

- Higiene e Segurança Alimentar, de 14 a 23 de Setembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, com a duração de 16 horas

- Iniciação ao Photoshop, de 21 de Setembro a 07 de Outubro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

- Formação Pedagógica Inicial de Formadores, de 06 de Outubro a 11 de Dezembro, com a duração de 96 horas

- Iniciação ao Dreamweaver, de 19 de Outubro a 02 de Novembro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

- O Novo Código do Trabalho, de 19 de Outubro a 02 de Novembro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

Em Anadia, serão promovidos os cursos de:

- Segurança e Higiene no Trabalho para Trabalhadores Designados, de 18 de Setembro a 08 de Outubro, às segundas, quartas e quintas-feiras, com a duração de 45 horas

- Mediadores de Curso EFA, de 10 e 17 de Outubro, ao sábado (9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30), com a duração de 16 horas


Para mais informações e/ou inscrição, contacte o Departamento de Formação através do telefone:
234 730 320 ou via e-mail:
formacao@acib.pt. Poderá ainda efectuar a sua inscrição on-line, através do site da ACIB: www.acib.pt

[Press release do Departamento de Relações Públicas da ACIB]

Actividades do Clube de Ancas

8/29/2009 06:48:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Não é que tenham chegado ao fim as actividades, no Clube de Ancas, por mais um ano. A justificar esta afirmação, temos as actividades de ocupação dos tempos livres, para crianças e adolescentes, durante os meses de Julho e Agosto. Esta iniciativa tem como principal objectivo, dar resposta às necessidades dos pais que se viam a braços com o problema de como e onde deixar os filhos em tempo de férias.
...
Mas este é um tema que retomaremos mais adiante. No entanto há sempre um momento próprio para se fazer um balanço daquilo que se fez, daquilo que se poderia ter feito e não se conseguiu fazer, da maneira como se fez, enfim uma avaliação final das principais actividades que se foram realizando ao longo do ano. Com esse objectivo e para dar conhecimento à comunidade, passamos a divulgar as festas de encerramento de actividades, que funcionam, exactamente como meio de avaliação dessas mesmas actividades. E foram várias …e foram muito interessantes…e porque temos que começar por alguma, sem olhar ao seu grau de importância, para nós são todas importantes, começamos por ordem cronológica da sua apresentação:

1- Noite de Dança
Uma grande noite de dança, a de 5 de Julho.
A sala do Clube de Ancas foi pequena para acolher toda a gente que assistia, deliciada, à apresentação sucessiva das várias modalidades de dança. (...)

2- Audição da Escola de Música
A Audição da Escola de Música teve lugar no passado dia 7 de Julho que marcou o final do ano
lectivo da Escola. O seu impacto na plateia foi excelente! Música Clássica, Funky, Pop e Fados
deliciaram todos os presentes. (...)

3- Audição de Piano
No final da tarde de 15 de Julho, foi a vez da classe da professora Raquel Resende, com alunos dos 5 aos 16 anos, mostrar os seus dotes musicais. Enternecedor para os mais pequeninos! (...)

4- Folk 2009
Esta é uma actividade por excelência. É já o 4º ano que se repete, sem nunca se “repetir”. Os mais diversos grupos internacionais de folclore que nele participam e outras actividades inovadoras incluídas neste certame, assim o justificam.
Este ano, cumpriu-se o programa com o GEFAC da Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra, na noite de 11 de Julho. Musical etnográfico de grande qualidade, normalmente apresentado em grandes salas de espectáculo.
(...)
Seguiu-se a actuação do grupo “Sons de Avelãs”, de Avelãs de Caminho, também do agrado das pessoas presentes. A Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e do Grupo de Etnografia e Folclore da Universidade de Coimbra apresentaram o seu reportório, que constituiu um momento especial tanto pelos números executados como pela maneira clara e objectiva como foram apresentados.
Depois foi a vez do Grupo Folclórico do Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro.
(...)

5º- Ginástica Geriátrica
Esta é uma actividade que não teve demonstração final, mas que ninguém duvida do seu mérito.
Desde Outubro do ano transacto que um grupo com cerca de 30 participantes, com idades que variam entre os 60 e os 95 anos, se juntam, duas vezes por semana, no salão do Clube de Ancas, para executar os mais variados exercícios, adequados às suas necessidades e …possibilidades, orientados pelo professor Rui Lopes que além da sua simpatia, prima pela competência nesta área.
(...)

6º - Club de Férias (Ocupação de tempos livres)
O projecto “Club de Férias” surgiu no âmbito da ocupação de tempos livres de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.
Em tempo de férias, surge a necessidade de ocupar a incansável imaginação das crianças. Neste
sentido, o Club de Ancas – IPSS criou, novamente, a possibilidade de toda e qualquer criança
participar nas divertidas actividades diárias, que desenvolvemos entre os meses de Julho e Agosto.
(...)

7 -Actividade Inter-institucional: Convívio Sénior
No âmbito da planificação de actividades inter-institucionais o Club de Ancas – IPSS, o Centro
Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima e o Centro Social e Cultural Nª Sr.ª do Ó de Aguim uniram-se na realização de um divertido dia de convívio. Assim no dia 11 de Agosto reunimos na encantadora tranquilidade da Quinta Convivial, do Club de Ancas mais de 70 idosos. Pelas doze horas servimos o almoço que decidimos que fosse partilhado, optámos pelo apetecível sabor de frango de churrasco, um apetitoso arroz de legumes, finalizado com um doce sabor a melão. E para que o ambiente fosse perfeito o soar de um misto de músicas populares portuguesas acompanharam e alegraram a hora da refeição.
Durante a tarde proporcionámos a todos os presentes momentos de convívio e de bem-estar que
culminaram com um lanche partilhado.
...
Enviado por Clube de Ancas