Isto é complicado...
7/22/2009 08:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper
...
Está a decorrer um debate bastante interessante nos comentários sobre a campanha do PS utilizando um cartaz com a frase "Estamos Prontos...";
...Mas antes de dar a minha opinião sobre a campanha, vou só fazer referência a uns comentários do "João".
...
...
...O "João" comenta primariamente que "(...) Até mesmo aqueles anónimos que são tão sábios e ao mesmo tempo nem se identificam, (eu se fosse um sábio gostava de me identificar para que todos soubessem) vieram para aqui mandar umas "papaias" e assim só ajudaram a criar o efeito pretendido com esta estratégia...", a meio diz que "Prefiro falar do que sei e aprender o que não sei." - se bem que não quis aprender comigo sobre estratégia de markting - e por fim, num dos últimos comentários, afirma que "Volto a repetir, a estratégia é delineada consoante os objectivos definidos. Sabe quais são os do PS??
Eu não sei, por isso...".
Então eu concluo que está a falar do que não sabe...
Dito isto, baseando-me nas informações já postadas neste blogue, vou tentar explicar, de uma forma muito simplificada, porque é que, no meu ponto de vista, esta não é uma estratégia exequível em Anadia:
...- Quem se interessa por política e tem acesso à internet sabe, no geral, o que se fala pelos blogues da cidade. A 17 de Julho, no blogue Política Com Alma, todos puderam ficar a saber a quem pertenciam os cartazes. O tão aclamado "efeito surpresa" perdeu-se muito rapidamente.
- Quem não tem Internet (a grande maioria dos anadienses, até porque as velocidades disponíveis são baixas e só parte do concelho tem acesso à Internet) olha para os cartazes como mais uns cartazes.
- A ideia do site é extremamente interessante, mas na realidade quantos pessoas irão visitar o site?! E daqueles que visitaram, quanto irão voltar lá?! Este retorno é que é extremamente importante. (não vale contar as vezes que o pessoal da equipa do Lino Pintado vai lá)
- A primeira parte da estratégia está feita, mas a segunda (que depende do povo) vai falhar, prevejo eu - posso estar errado. Daí eu dizer que não é exequível. Porque agora o PS tem duas frentes de batalha:
- 1) uma campanha para uma parte, quiçá, mais elitista (ou mais informada - não quero ferir susceptibilidades) do concelho; 2) uma campanha para quem pouco liga à política mas que terá de ser convencia a ir votar. E de preferência no PS.
- O PS, o Lino Pintado, não está preparado para isso. Até porque, como já referi, em política não basta que se "fale de...", é preciso que se "fale BEM de..."; e o povo de Anadia não é dado a mudanças, não está preparado para mudanças e tudo o que surja de novo tem que ser criticado;
23 de julho de 2009 às 00:08
Calma amigo, não se exalte.
Esqueceu-se de referir o seguinte que foi escrito por mim:
"Apenas disse que conseguiram pôr as pessoas a falar e a discutirem (de forma civica) os seus cartazes. Até aí não tenho dúvida, foi bem conseguido."
Até aqui foram bem sucedidos sem dúvida alguma.
Agora pergunto eu, tem algum problema de interpretação do que aqui está escrito??? Penso que não é dificil entender.(não é preciso ser sábio)
Mas de todas as formas fico contente por ter criado um post baseado em mim e, mais uma vez, continua a dar-me razão, eles conseguiram que se falasse deles e dos seus cartazes, caso contrario não estariamos a trocar estas ideias.
Agora o que vem depois já não digo nada.
P.S.: De estratégia de marketing não me ensina mesmo nada, dái que eu não quis aprender. nem é preciso saber desta matéria que até aqui o PS foi bem sucedido. daqui para a frente (repito) já não digo nada.
23 de julho de 2009 às 00:21
João,
ninguém está exaltado. :) O problema de um debate é que há sempre uma parte que acha que a outra se exaltou. Eu não tenho qualquer interesse político nesta questão. Estou a falar somente em estratégia. Neste caso uma estratégia inovadora e original do PS. O resto passa-me ao lado.
Em relação ao que diz, é contraditório. Mesmo essa última parte que refere.
"que até aqui o PS foi bem sucedido" - como é que é possível você informar isso?!?! Só poderá afirmar isso quem acha que os objectivos do PS são mesmo baixos...
Só para terminar, e sublinhando que considero - muito sinceramente - este debate extremamente importante e produtivo, este post não foi baseado em si... :)
Um de nós está errado, mas só em Outubro é que vamos saber quem é. :)
23 de julho de 2009 às 00:45
Isto é complicado...
...mas vou tentar.
O PS n conseguiu suscitar interesse nas pessoas?? Acho que sim, por isso...
Volto a repetir (não está facil) que até aqui eles conseguiram, daqui para a frente já não sei.
Tanto foram bem sucedidos que continuamos a falar deles.(e não se prende com objectivos baixos ou altos)
É por isto que afirmo. Acho que é simples.
23 de julho de 2009 às 00:50
"e o povo de Anadia não é dado a mudanças, não está preparado para mudanças e tudo o que surja de novo tem que ser criticado" - aí está um ponto interessante, na minha humilde opinião. Mas não sendo dada a mudanças, implica que essa mesma mudança não se efectue? Implica que no momento em que elas podem ser efectuadas sejam abafadas à priori?
Caro Jumpper então da mesma forma que os munícipes não têm acesso à internet para ver o site, certamente também não terão para terem lido por exemplo o blog, Política Com Alma, onde a "surpresa" é desmitificada, estando por tanto "a grande maioria dos anadienses", ainda expectantes pelos autores do Cartaz.
Fui ver o site, e gostei imenso dele pessoalmente, pelo arrojo e mudança, visto por exemplo, o PSD, ainda nada ter feito (virtude de um poder instalado à demasiado tempo na mesma pessoa) para estas autárquicas.
Sebastião José de Carvalho e Melo
23 de julho de 2009 às 00:51
Quando afirmo que é complicado, quero dizer que não é linear! É uma situação muito complexa. Daí o título e pós título. Porque muito sinceramente não sei se me consegui fazer entender.
O PS conseguiu fazer falar e inserir alguma curiosidade. Mas em quantas pessoas?!?!? Será que o investimento compensou?!?! Não estou certo disso... E esse creio que é o grande objectivo: chegar (convencer/persuadir) o maior número de pessoas possível. E aí é que o PS falhou.
23 de julho de 2009 às 00:58
Caro Marquês de Pombal,
nunca disse que a mudança não deve ser feita. Apenas constatei que inicialmente demora a "entrar" e ser aceite a mudança. Ponto final.
Em relação à Internet, e tendo sempre em conta a informação disponível (pode nao ser a correcta) quem tem Internet sabia de quem era o cartaz, quem não tem Internet nem sequer sabe que o cartaz é do PS. Nestes casos o "boca-em-boca" rapidamente espalha a informação.
Quanto ao site, se já teve oportunidade de ler, também gostei!
23 de julho de 2009 às 01:09
Sem dúvida que é complexa e pode ser analisada de vários pontos de vista. Se pegarmos na Sociologia, por exemplo, poderiamos falar da cultura política existente no concelho: um concelho envelhecido, com inúmeros velhos (com o devido respeito) que às escondidas veneram o Salazar e votam à direita, em conjunto com uma juventude de classe média, que deambula entre os centros urbanos e o provicianismo de Anadia.
Se pegarmos no Marketing, em concreto no Marketing Político, nas redes sociais, a estratégia é considerada a meu ver interessante; o problema das críticas a meu ver reside não na técnica, mas no símbolo que está por detrás e da simpatia ou não pelos que representam esse símbolo.
Em suma, todos os comentários não terão um confronto ideológico por detrás? Certamente que consciente não é, até porque muitos nem sabem dizer objecta e concretamente os motivos pela quais simpatizam ou se identificam com determinado partido ou não. No fundo pura retórica de todos nós.
Creio também ainda ser demasiado cedo para se afirmar que "aí o PS falhou" estando ainda em pré-campanha.
Sebastião José de Carvalho e Melo
23 de julho de 2009 às 01:22
Não é só cá Jolly Jumper (permita-me que o trate por tu). É em todo o espaço. Qualquer mudança têm os seus entraves, vejamos as efectuadas por exemplo no Sistema de Avaliação de Professores: tem uma geração, senão várias, já instaladas na sua homogeneidade, enquanto classe, e tem outra (silenciosa entre as grades da escola) essencialmente composta por contratados e/ou desempregados que a desejam. Contudo, não implica que não tenham que ser efectuadas.
Pergunto-lhe pelo o que terá ou estará a provocar esse "boca-a-boca", e qual o papel das expectativas ao chamado eleitor mediano.
Já agora, e visto não ter tido ainda oportunidade de tal, os meus parabéns pelo seu blog.
Sebastião José de Carvalho e Melo
23 de julho de 2009 às 02:09
o PS já falhou?? tornou-se adivinho agora?
Volto a repetir, não tenho cor partidaria, mas como se pode afirmar que o PS já falhou??
Por acaso sabe se o PS vai deixar a sua estratégia por aqui? tanto pode deixar como nao...
Eles até agora acertaram em cheio, despertaram curiosidade, criaram expectativa, suscitaram interesse nas pessoas, alertaram-nas que havia algo que as fariam questionar sobre o que era... Continua a achar mesmo que o PS falhou??
Afirmo sem duvida alguma que não percebe nada de marketing entao, nada mesmo!!
Estão em pré-campanha e ja se questiona se o investimento valeu a pena (risos). Hilariante!
Desculpe mas assim não ensina nada a ninguém.
E deixe-me que lhe diga ainda mais, se a internet não funcionar, tenho a certeza, pelo que me apercebo em Anadia, que o boca-a-boca já começou e, isso sim, é a arma mais poderosa do marketing, chama-se "buzz marketing" (passar a mensagem de boca em boca, amigo em amigo, etc). Aprenda!!
23 de julho de 2009 às 09:12
A estratégia do PS já falhou!
É um facto.
Falhou tanto que nunca vi tantos posts seguidos, com tantos comentários, só neste blogue, a falar sobre a estratégia do PS.
Lá fora, no espaço real, onde não está a Internet, também se fala disto.
Uns falam bem, outros falam mal, como na Internet, mas falam.
Se o PS tinha uma estratégia discreta, para não dar nas vistas e não incomodar o ti'Litério, FALHOU!
23 de julho de 2009 às 11:21
Só pelos comentários deste post o PS já ganhou a campanha que fez... O que é certo é que se fala deles.
23 de julho de 2009 às 11:57
Será que vocês não conseguem assumir que apenas se fala porque vocês deram um incremento extraordinário de mensagens neste blogue sobre este tema, alguém vos tinha de responder, o que é normal aqui, pois é um local de debate e é um tema tratável.
Quer dizer além da estratégia de cabular os cartazes do Santana Lopes para Lisboa, tinham uma segunda estratégia que era enviar uma série de promotores e executantes da campanha para fazer a validação da mesma em locais estratégicos como é o Anadia Sem Gente.
Isso revelou-se com o aparecimento de um leque de novas pessoas a postar opiniões no blogue, com um puro intuito em fomentar o diálogo sobre esse tema, além de quererem explicar o que fizeram e o porquê, para que ninguém tenha comportamentos ou pensamentos desviantes, daquilo que realmente pretendem e querem fazer passar.
É tão simples, pena é pensarem que a malta não percebeu isso.
Mas está bem....continuem com esse cenário, quero ver daquilo que são capazes.
Cumprimentos
23 de julho de 2009 às 12:08
Fico completamente bansado com certos comentarios que aqui aparecem,a dizer que a estrategeia do PS falhou, só pode vir mesmo de apoiantes do sr Ribeiro pois esse é que acertou em cheio ahahahahahah nao sejam ridiculos!!!!!!!!
ja agora voces (apoiantes do sr.Ribeiro)vao votar no Literio Marques?????????como é que vao engolir esse sapo???? A sempre mediatica Dra Ligia Seabra depois do que disse a um jornal local tambem votará certamente em Literio???? a concelhia de anadia do PSD é um espetaculo
23 de julho de 2009 às 12:17
Está a ficar muito difícil interpretar estes comentários...
Serão todos os anónimos um só?
Será o anónimo defensor de JMR, "executante da campanha" do PS?
Será o anónimo indignado (e "ridículo"), um "executante monarca"?
Já estou a ver os cartazes "Anónimo a Presidente!", em tons cinzentos com bolinhas amarelas.
23 de julho de 2009 às 12:22
Caro Sérgio Bandeira, você sabia se a estratégia do PS era não dar nas vistas??
Não sei se isso está correecto ou não, mas não me parece.
Depois ainda diz o seguinte:
"A estratégia do PS já falhou!
É um facto.
Falhou tanto que nunca vi tantos posts seguidos, com tantos comentários, só neste blogue, a falar sobre a estratégia do PS."
Alguém é capaz de perceber isto?? Falhou tanto que nunca viu tantos posts seguidos?? lol.
Por isto mesmo é que não falhou.
23 de julho de 2009 às 12:22
Caro Sérgio Bandeira, você sabia se a estratégia do PS era não dar nas vistas??
Não sei se isso está correecto ou não, mas não me parece.
Depois ainda diz o seguinte:
"A estratégia do PS já falhou!
É um facto.
Falhou tanto que nunca vi tantos posts seguidos, com tantos comentários, só neste blogue, a falar sobre a estratégia do PS."
Alguém é capaz de perceber isto?? Falhou tanto que nunca viu tantos posts seguidos?? lol.
Por isto mesmo é que não falhou.
23 de julho de 2009 às 12:27
Uma viragem a Bombordo!!! não gostou das verdades não é...pois é...mas é a pura verdade uma campanha oca altamente manipulada para exponênciar o seu efeito.
Essa é que é a Verdade, e ainda estão no início, mas a malta já tirou a Pinta aos Pseudo-Pintados
Para os Marketing´s que andam aí deixo o slogan que vai ficar da vossa campanha
(CAMPANHA OCA DO PINTADO SEM PINTA)
Cumprimentos
23 de julho de 2009 às 12:27
Chama-se "ironia".
Pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a definição é: "Expressão ou gesto que dá a entender o contrário do que significa; sarcasmo.".
Pareceu-me tudo muito óbvio, mas...
23 de julho de 2009 às 12:51
O culpado sou eu que ainda perco tempo a dar-vos conversa...
enfim...
(Pelos menos orgulho-me de não ser ressabiado em nada da minha vida.)
Gostei muito deste bocadinho, um amigo meu bem me avisou que era o máximo vir aqui deixar uns coments, depois são sempre os mesmos a responder e cheios de razão e tudo mais.
É como mandar uma febra para o meios de cães raivosos, ficam todos alterados e a rosnar ainda mais...
Até à proxima!
23 de julho de 2009 às 12:55
Amigo João, não foi por causa da minha "irnonia", pois não?
É pá, foi sem intenção... ;)
23 de julho de 2009 às 13:21
O amigo Joõa veio ao meio dos cães e não queria ser mordido??? Então como é que era, fazia a sua apareição, mesmo que anonima (joões é tantos como capeus e burros), mandava os seus bitaites e fazia mossa??? A primeira não digo, mas depois de umas tentativas conseguiria, porque até escreve bem... pena é que se tenha cansado rapido, e considere que perdeu tempo a escrever umas linhas aqui.
Volte lá para o sofá e acompanhe as suas novelas, e deixe-se de tretas, é ramos que não são para certos macacos (à parte a publicidade)
23 de julho de 2009 às 13:23
Claro que não amigo Sérgio, é apenas porque já me divirti bastante...
Isto é hilariante, ver que são sempre os mesmos a responder e sempre os mesmos a acharem que sabem tudo e sempre os mesmos a sabe-se lá mais o quê...
Enfim, são sempre os mesmos!
23 de julho de 2009 às 13:33
É isso mesmo, ramos que não são para certos macacos...
Eu prefiro ficar pelo que sei e não andar aqui como que à procura de algum protagonismo ou salvação e falar do que não sei.
Mas como bom observador que sou (faz parte do meu dia a dia, observar) digo-vos desde já que o que observo aqui são alguns senhores (julgo eu) que se acham uns autenticos sabichoes ao afirmar determinadas coisas com uma certeza fenomenal, como se nada mais fosse possível (ex: a camapanha do PS fracassou (estão em pre-campanha ainda)). isto sim é o que observo, mas como é logico cada um é feliz à sua maneira.
Aviso: não pensem que por escreverem bem e cheio de floreados que são os donos da razão. Não percebo nada de politica, mas olhem que muitos de voces também ja tiveram tempo para se aperceber disso. Alguns são corridos, outros mantêm-se na ilusão.
23 de julho de 2009 às 13:39
Isto parece a Assembleia da República TV, cada qual sabe mais que o outro, critica e acusações para ali e para acolá, uma maneira de falarem muito própria e depois que se vê?!? Nada...
Aqui passa-se o mesmo, falam cheios de floreados e ironias, mandam uma bocas, cada qual acha que tem mais razão que o outro, uns mais frustrados que outros, enfim...
Ao menos dá para rir um bocado. Valha-nos isso!
23 de julho de 2009 às 14:05
Acho que quem fala mesmo muito é o João, tentando caracterizar uns e outros, tentando deturpar toda e qualquer resposta que contrarie a sua missão promotora....olhe para si, reveja a infinidade de respostas, e veja o que veio realmente fazer, e se conseguiu o efeito que pretendia.
O que escreve também lhe serve a si, como uma luva, mas anda a defender o seu interesse, tem que olhar pela vida.
Quem cá está já viu qual é a sua ideia.
23 de julho de 2009 às 14:21
Efeito que pretendo??
É como digo, você acha que sabe tudo.
Missão promotora?? (risos)
Sem palavras. Chega ao ponto de ser ridiculo, mas como anda nisto à não sei quanto tempo penso que todos os outros que escrevem neste blogue já se aperceberam disso.
A minha ideia foi pura e simplesmente comentar uma assunto, por isso se alguém está a tentar deturpar alguma coisa é você.
Numa coisa dou-lhe razão, alonguei-me ao escrever demasiados coments. Parece que quem escreve muito tem uma missão promotora (risos).
Mas o culpado sou eu que lhe dou atenção, ressabiadozito...
23 de julho de 2009 às 14:35
Ó João você da-me tanta atenção como a que eu lhe dou a si, já reparou nisso....
Quanto a sua ideia, que diz que foi apenas de comentar, faço das suas as minhas palavras, se tiver tempo e paciência vá lá atrás e verifica isso facilmente.
Quanto ao que eu lhe pareço, não lhe posso mudar a opinião, você é que sabe pelo seu universo de amostras, como deve caracterizar alguém, agora se o resultado é fidedigno ou não, e qual a percentagem de erro que tem, isso já é outra conversa.
De qualquer forma vá falando, gosto muito de ouvir todas as opiniões....
23 de julho de 2009 às 15:19
Benvindo ao club dos anonimos Andre
23 de julho de 2009 às 15:44
André!!!
Não me diga que quando acabo de escrever sou obrigado a Cumprimenta-lo, para que saiba efectivamente de quem se trata.
sendo assim....
Cumprimentos
23 de julho de 2009 às 20:21
por ver tantos post aqui sobres catazes a campanha está mesmo a ter impacto
23 de julho de 2009 às 20:22
Sem dúvida. não só pelos post mas também pelos comentários.