Mário Duarte

4/28/2009 02:43:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Paulo "Cagido" lembra e eu aproveito!
.
«Mário Ferreira Duarte nasceu em Anadia em 1869, radicando-se cedo em Aveiro onde era funcionário de Finanças. Foi casado com a baronesa da Recosta, D. Maria Teresa de Melo, uma verdadeira desportista, amazona, praticante da bicicleta e do automóvel, do ténis e do golfe, falecida em 1929. Mário Duarte era igualmente um apaixonado pelo desporto em geral, praticando com mestria o futebol, o golfe, o ciclismo, o ténis, o remo, a vela e a natação, a esgrima e o tiro... Neste, por exemplo, várias vezes venceu troféus em que participou o próprio D. Carlos, ganhando nesta modalidade reputação internacional. Foi campeão nacional de ciclismo para amadores em 1896 (Vila do Conde) e em 1898 (Lisboa); em 1897, capitaneou o Ginásio Aveirense quando este disputou o 1º desafio de futebol realizado no norte do país (contra os ingleses do Real Velo Clube do Porto); integrou diversas representações de ténis, nomeadamente à Madeira; como toureiro, brilhou no Campo Pequeno (1898); como nadador, fez parte dos melhores (5º lugar), no Alfeite (1906)... Com razão se compreende que, em 1905, em plebiscito organizado pelo jornal lisboeta Os Sports, Mário Duarte fosse apontado como "o desportista mais completo de Portugal".
.
"Em 1913, como dirigente, integrou a embaixada de futebol que Portugal enviou ao Brasil, continuando por muitos anos a ser o presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Se a nível nacional teve esta projecção, não deixou de dar substancial contributo ao desporto aveirense, nomeadamente com a criação do Ginásio Aveirense (1893), sempre com a preocupação de acompanhamento médico e preparação física da juventude regional. Para além do relacionamento próximo com o rei D. Carlos, recebeu diversas homenagens públicas como exemplo de dedicação ao desporto e à organização de colectividades que o promovessem. Foi também benemérito local"».
.
Excerto de texto publicado em Aveirana
.
«Mário Duarte editou em 1893, a publicação Ovos Moles e Mexilhões, que se subintitulava Besbelhotice Mensal d´Aveiro. Em 1895, dirigiu o Le Portugal Philatélique e nos fins da primeira década do século XX, o Distrito de Aveiro, bissemanário fundado pelo egrégio, José Estevão Coelho de Magalhães. Considerado um dos principais impulsionadores do futebol em Portugal, o nome de Mário Duarte está hoje perpetuado no Estádio Municipal de Aveiro».
.
Publicado em CM Aveiro
(foto: Paulo "Cagido")

2 comentário(s):

  1. Cagido disse...

    Porque será que as grandes personalidades de Anadia do passado ou presente fazem sempre o seu êxodo?

  2. Jolly Jumper disse...

    Boa pergunta Cagido!!! Muito boa mesmo...