Vacina Gripe A - Procura é maior do que a oferta

11/12/2009 10:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Gripe A - O estado das coisas
...
Hoje depois do estágio na Covilhã que acabou ontem, lembrei-me da gripe A e resolvi telefonar para o centro de saúde da minha área de residência a perguntar qual era a contingência que existia e como faço parte de um grupo de risco (estudante de enfermagem em ensinos clínicos) quando é que me podiam vacinar.
...
Disseram que ainda não me podiam vacinar porque só tinha 3 frascos de vacina e a procura era maior do que a oferta, mas disse para me deslocar a Viseu (a 100km) que como era o local onde estudo poderiam ter um plano de contingência para estes casos.
Não fui mas telefonei.
...
No site do Min. da Saúde deram o num de um centro de saúde que afinal era do serviço da saúde publica, portanto tive de telefonar para o no. que a pessoa me disse e telefonei par ao 5º andar do edifício alto, mas não era lá.
...
Aparentemente tenho de me dirigir ao 7º andar, para marcar uma consulta, e depois é que sei quando e onde me vou vacinar...

Conclusão!? É mais fácil contrair a infecção do que prevenir... Aparentemente não se deve perder oportunidades de vacinação, mas o centro de saúde de Anadia deu-me um Nim, e não está preparado para eventualidades nem é flexíve, mas a culpa não é do centro de saúde. É dos senhores sentados em cadeiras em Lisboa que não consegue criar a ligação Instituição - População... A resposta foi um Nim, porque o enfermeiro não tem vacina para todos...
...
Publicado em Público do Tó

0 comentário(s):