O Poeta-Cavador

2/16/2009 11:25:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Qu' importa que alguns senhores
Me neguem o pensamento?
Há de burros mais de um cento
Com o título de doutores!
Mas porque são possuidores
De centenares de cruzados,
Julgam que sobre os montados
Só medram bestas de carga!...
Têm razão : a vida é amarga
É a herança dos desgraçados.

Eu nasci na gruta escura,
Junto à urze fui criado;
Sempre de pão acanhado
Sem ter esperança futura,
Não segui pela literatura
Por viver sempre tão pobre...
Não tendo pão que me sobre
Para sustentar minha mãe,
Vou ganhando algum vintém
Com trabalho, que é tão nobre.

Parabéns aqui te ofereço
E as minhas honras te faço:
Ó Coimbra, dá-me um abraço
Se os teus abraços mereço!
Humildemente eu te peço,
Com os olhos fitos no Céu,
Se encontrares um verso meu
Sem rima ou sem medição,
Sou homem sem instrução
Desculpa ao rude plebeu!

p.s.(Em honra ao Manuel Alves, de Vale de Boi, que, porser analfabeto e não saber lerou escrever, dizia não conhecerletra do tamanho de um boi.)

publicado em Delírios do Corsário

0 comentário(s):