Moradores da Bairrada dizem que foram escravizados em ESPANHA

11/05/2009 11:38:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Cerca de 40 pessoas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro rumaram para o País Basco, em Espanha, para trabalhar nas vindimas, com a expectativa de ganhar algum dinheiro. No entanto, dizem ter sido enganados e escravizados, por terem sido submetidos a um regime de cativeiro semelhante à escravidão.
...
(...)
...
De Anadia, mais concretamente da freguesia de São Lourenço do Bairro, o JN também ouviu Filipe Marques, que em virtude de estar desempregado julgou estar a aproveitar uma oportunidade. Mas na hora da chegada lamentou as condições não serem as acordadas ainda em Portugal.
Nos cinco dias que permaneceu no País Basco, ao ver-se sem o Bilhete de Identidade decidiu regressar à pátria, temendo que o pior pudesse acontecer.
O angariador da mão-de-obra, Joaquim Pinho, era contactado na freguesia de Amoreira da Gândara, Anadia. Também o autocarro era apanhado pelos trabalhadores naquele local.
Ao JN, o responsável pelo recrutamento disse não entender as queixas, chegando a afirmar que só duas ou três pessoas se mostraram descontentes e por não quererem trabalhar. Joaquim Pinho garantiu que todos foram ganhar mais do que em Portugal e esclareceu que vai continuar a recrutar trabalha-dores para fazer as vindimas naquela região vitivinícola, onde é feito o vinho mais setentrional de Espanha.
(...)
...
Excerto de notícia publicada em Litoral Centro

0 comentário(s):