Vaga de assaltos assusta idosos

8/25/2012 06:35:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A GNR está a pedir às juntas de freguesia que ajudem no combate aos roubos por esticão. A vaga de assaltos, que começou em Junho, está a alarmar as populações de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia e Santa Maria da Feira, mas em todos os concelhos do distrito de Aveiro há registo de, pelo menos, um roubo do género por dia.

As vítimas são, na grande maioria, pessoas idosas e na mira dos assaltantes estão cordões e pulseiras em ouro. Dois suspeitos foram detidos em Santa Maria da Feira e Águeda, mas aguardam julgamento em liberdade. "Já não uso o ouro quando saio à rua, porque tenho muito medo", explica Maria, vizinha de uma das vítimas, em Águeda. "Eles são muito violentos e se reagirmos atiram-nos ao chão", acrescenta a mulher de 78 anos.

Rosa, a vizinha de Maria, foi assaltada em Julho no centro de Águeda. "O ladrão aproximou-se dela, a pé, e pôs-lhe as mãos ao pescoço. Ela reagiu e ele deu-lhe um empurrão", conta Maria.

A vítima, de 82 anos, foi socorrida por populares, mas o assaltante conseguiu fugir. "Agora ela tem medo de sair à rua sozinha", acrescenta Maria.

A GNR admite que está preocupada com esta onda de assaltos, e garante que esta é uma investigação prioritária. "Além da investigação que está a decorrer, já pedimos às juntas de freguesia para colaborarem connosco em sessões de esclarecimentos", explicou ao CM fonte do comando da GNR de Aveiro. Ao contrário do que era habitual, os ladrões têm actuado a pé.

Publicado em CM

0 comentário(s):