Falta de água nas aldeias serranas obriga Câmara de Anadia a tomar medidas excepcionais

8/25/2012 11:35:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Durante 13 dias (de 12 a 24 de julho) as aldeias de Canelas, Mata, Póvoa do Gago e Figueira de Boialvo estiveram praticamente sem água da rede pública. Devido ao escasso caudal que chegava às torneiras, naqueles dias, a população destas aldeias serranas, mal tinha água para banhos. “Era impensável lavar louça ou roupa nas máquinas”, confirmaram a JB moradores de Canelas, dando conta de que havia pessoas que nem água tinham para tomar banho, sobretudo nas zonas mais altas da localidade que, por ser serrana, é bastante acidentada. “Quem está em zonas mais baixas não sentiu tanto”, disseram, assim como quem tem furos, também não terá sentido com tanta intensidade este problema.

Contudo, esta não é uma situação inédita, já que todos os anos, no verão, a pressão nas torneiras baixa muito. Há mesmo quem esteja farto e responsabilize a Câmara Municipal de Anadia por ter deixado estas localidades serranas ao abandono. “Só se lembram do povo nas eleições. Às vezes a pressão da água é tão baixa que nem dá para acender os esquentadores”, disseram-nos.

Camiões de água. Assim, a Câmara Municipal foi obrigada a tomar medidas extremas: durante estes dias, mas também nas semanas que se seguiram, camiões cisterna da Câmara Municipal de Anadia e dos Bombeiros Voluntários de Anadia, andaram noite e dia, num corrupio, serra a cima, a transportar água para o reservatório da Mata que abastece aqueles lugares serranos.

A situação já foi normalizada, muito embora o edil anadiense, Litério Marques, reconheça que ainda está a ser transportada água para aquele reservatório por forma a evitar que os níveis no reservatório cheguem aos valores mínimos registados em Julho.

Ler notícia completa em JB

0 comentário(s):