Anadia estuda solução intermunicipal para os transportes escolares
8/03/2012 02:09:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper
A capacidade instalada de transportes escolares está subaproveitada na região de Aveiro, cujos municípios admitem vir a partilhar serviços e contribuir para a viabilização da linha ferroviária do Vouga.
A informação consta da caraterização feita pela empresa TIS.PT, a quem foi encomendada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) a elaboração do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PIMTRA), que deverá ser divulgado em Setembro.
A CIRA reúne os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha, onde vivem cerca de 430 mil habitantes.
"Está terminada a fase de caraterização e estamos na fase de definição das linhas de orientação estratégica, seguindo-se a auscultação pública", disse à agência Lusa o presidente da CIRA, Ribau Esteves.
Questões relevantes como os transportes coletivos de passageiros e os transportes escolares, o uso da bicicleta, o futuro da linha ferroviária do Vouga, ou a gestão dos espaços de estacionamento, são algumas das matérias abordadas na elaboração do Plano.
Quanto aos transportes escolares, Ribau Esteves admitiu a possibilidade de haver municípios a partilhar serviços, mas considerou prematuro falar em transportes escolares intermunicipais, porque ainda não há decisões.
"Há espaço para que se venham a encontrar soluções ao nível intermunicipal para otimizar os recursos que já existem em termos de oferta, seja ela pública ou privada. Fica muito claro da caraterização feita que a rede de transporte público tem desajustamentos e está muito assente nos transportes escolares, os quais são financeiramente suportados pelas câmaras municipais", disse.
O futuro da linha do Vouga, nomeadamente no eixo Aveiro/Albergaria-a-Velha/Águeda, é outra das matérias centrais do Plano de Mobilidade intermunicipal, afirmando Ribau Esteves que, "a seu tempo, as disposições da CIRA serão apresentadas", quando questionado se os municípios estão dispostos a assumir a exploração da linha, cujo encerramento chegou a ser previsto pelo Ministério da Economia.
O presidente da CIRA deixou em aberto o cenário de "haver soluções mistas, em que pode ter a agregação da componente turística", além da oferta de transporte público convencional.
Uma das curiosidades da caraterização feita pela TIS.PT é a constatação de que as populações de Ílhavo e da Murtosa são as que mais usam a bicicleta no trajeto entre a casa e o trabalho, no âmbito dos municípios que integram a CIRA.
Lusa em Porto Canal
13 de agosto de 2012 às 12:13
O ASG anda um pouco apático na blogosfera, isso não é lá muito bom.
13 de agosto de 2012 às 13:59
Realmente não o é Paulo!
As férias e o Verão assim o ditam. Mas em Setembro retoma-se o ritmo normal :)