Casamento Homosexual em Debate

3/24/2010 02:58:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro








O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, foi o local escolhido por dois anadienses, André Ferreira Oliveira e Sérgio Bandeira, para um debate subordinado ao tema "Casamento e Adopção entre pessoas do mesmo sexo", o qual foi moderado por Teresa Alegre, Directora do semanário Região Bairradina.

A iniciativa, aberta a toda a comunidade, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas dos diversos quadrantes políticos e outras correntes, que deram a sua opinião sobre o assunto.

De acordo com os promotores o objectivo do evento é suscitar o debate na comunidade sobre os mais diversos temas da actualidade, daí que esta tenha sido a primeira de várias acções que irão lugar nos próximos meses.

Quanto ao assunto propriamente dito, as opiniões expressas foram as mais diversas, contudo deu para perceber que a maioria dos presentes não comunga do diploma que foi aprovado pela Assembleia da República e que regula o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Um dos problemas levantados era a questão dessa união se chamar casamento, o que no entender de muitos, poderia por em causa o conceito enquanto instituição, bem como os valores que estão agregados.

Havia quem defendesse que se deveria dar uma outra designação, sendo que o importante era que se garantisse os direitos dessas mesmas pessoas.

Relativamente à adopção de crianças as reticências também foram mais do que muitas, não reunindo o consenso entre os presentes.

Um dos pontos levantados pela plateia foi a questão da realização do referendo. Alguns dos presentes defenderam que o assunto deveria ter sido alvo de uma discussão mais ampla, junto da população, que deveria expressar a sua opinião através do referendo.
[Artigo publicado no jornal Região Bairradina]
[Imagens Exclusivas ASG da autoria de Ana Jesus Ribeiro / Leiam a imagem]

0 comentário(s):