Homenagem à Obra de Fausto Sampaio no Museu do Oriente

5/08/2009 02:01:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

[ Fausto Sampaio (1893-1956), natural de Anadia, surdo-mudo desde a infância, notável pintor contemporâneo, foi discípulo de Jules Renard, tendo frequentado as academias de Paris. Expõe, pela primeira vez, em Lisboa, no ano de 1930. Fausto Sampaio distinguiu-se como grande paisagista. Exprimia profundos sentimentos pela natureza, brilhou pelo uso apurado da cor e pela predominância das atmosferas embaciadas ou luminosas.
...
Foi inexcedível na representação das terras do Vale do Vouga e foi um dos mestres do pintor ilhavense Cândido Teles, a partir de 1939, que dele terá perfilhado o gosto pelas representações pictóricas dos coloridos moliceiros da Ria de Aveiro. Está representado em vários museus nacionais e famosas colecções particulares. Artista do período naturalista, de transição para o modernismo, a sua obra revela o conhecimento e admiração pelo oriente o que o levou também a aderir ao “orientalismo”, próprio da pintura da sua época. As suas obras são não só fruto da vivência das terras por onde andou, de África ao Oriente, de Macassar a Goa, Diu, Damão ou Timor, mas também daquelas em que viveu, como Macau ou S. Tomé. Grande paisagista brilhou pelo uso apurado da cor e pelas atmosferas embaciadas ou luminosas.
...
(...)
...
Fausto Sampaio, manejando o lápis, a pena, o pincel e a espátula foi universal, porque a sua pintura, carregada de sentido poético, abrangeu o homem, a terra, o mar, o céu, e fez perdurar para sempre o momento em que o artista vivia. Foi um pintor do Universal e no Universal, reside precisamente a superioridade! Cerca de 60 obras, algumas de colecções do Governo, de particulares e outras da própria família, irão estar expostas no Museu do Oriente, na Galeria Sul, de 8 de Maio, data em que se comemora o primeiro aniversário do Museu do Oriente, até 27 de Setembro.]
FONTES & VER +EM:
http://www.cnaf-familia.org/?p=104
...
Publicado em Pensar Real

0 comentário(s):