Anadia - topónimo

2/11/2009 06:39:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

ANADIA, com uma área de 217,0 km2, 31 622 habitantes e 15 freguesias, é um dos 19 municípios distrito de AVEIRO. A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.
.
Por outro lado, a Anadia também pode ter derivado do termo ANADARIA, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros. ANADEL seria o nome do capitão. Anadaria teria origem no árabe - "an - nadir". Existem documentos antigos que apontam a forma "illà Nadia" como limite de povoações". É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos. Em 1082, foi estabelecido os limites de Monsarros entre o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra. O termo utilizado nesta altura foram justamente "illá Nadia" e "Quintanela" (Quintela). Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais. Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu, em doação de D. Sancho I alguns casais de Anadia.

Foi no século XVI no reinado de D. Manuel I que se deu o foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia. Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila.

Em 1839 Anadia foi elevada a sede de concelho. A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.


Sempre Vosso
Jolly Jumper

2 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Anadia precisa de espaços de debate como o seu, para haver discussão de ideias e não de pessoas.

  2. Jolly Jumper disse...

    Agradeço, mas só com a participação de todos as coisas podem andar para a frente. Este é um primeiro passo, espero que haja quem queira dar outros. Obrigado por comentar.