Destak de Anadia no JB

4/15/2009 03:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Anadia - TGV polémico
Deputado volta a questionar Ministro da Agricultura
.
O polémico traçado do TGV, na região da Bairrada, volta a estar em cima da mesa. José Manuel Ribeiro, deputado anadiense na Assembleia da República (AR), eleito pelo Círculo de Aveiro do PSD, voltou, na última semana, a questionar o Governo sobre esta matéria.
.
Desta feita, em requerimentos enviados a Jaime Silva, ministro da Agricultura, o deputado quer saber, por um lado, se este é conhecedor do enorme prejuízo que o traçado do TGV proposto e os "corredores de protecção" vêm causar ao município de Anadia e, por outro, se tem noção de que o TGV vai destruir vários hectares de vinha, aniquilando uma beleza natural sem paralelo, e intrometendo-se devastadoramente, em projectos de assinalável sucesso na região e no país.
Estas e outras questões marcam o extenso documento de quatro páginas apresentado na AR, no passado dia 8.
.
José Manuel Ribeiro quer saber também que diligências pensa Jaime Silva efectuar junto do ministro dos Transportes, de modo a que a região da Bairrada não seja "esventrada".
Convicto de que o TGV não trará quaisquer benefícios às gentes locais, o deputado refere ainda no requerimento que também a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), em 20 de Fevereiro, enviou um documento ao ministro da Agricultura, solicitando a sua intervenção por forma a que sejam reduzidos "os impactos negativos" de tal traçado.
.
Plenamente de acordo com os receios apresentados pela CVB, José Manuel Ribeiro confirma que, a manter-se o traçado previsto, "o potencial de desenvolvimento da região poderá vir a ser gravemente afectado".
.
E lembra... na missiva da CVB (que JB oportunamente noticiou) a tutela era alertada para o facto de "que o atravessamento das duas alternativas de traçado se sobrepõem de modo particularmente gravoso em parte da região".
.
Mais, a CVB sublinhou ainda que as alternativas praticamente coincidem na zona situada entre as localidades de São Lourenço do Bairro e Óis do Bairro, em que deverão ser afectadas áreas de vinha contínua, recentemente plantada, por empresas produtoras de vinho de referência nacional e internacional. Além do mais, diz a CVB, "trata-se de uma zona de paisagem de vinha das mais qualificadas do país, onde estão a laborar diversos empreendimentos com vocação para o enoturismo e com sucesso amplamente reconhecido no mercado".
.
De igual forma, o deputado critica ainda o facto do traçado "passar à tangente" de várias localidades, sendo as mais prejudicadas: Tamengos, Curia, Horta, Ribafornos, Óis do Bairro, São Lourenço do Bairro e Ancas. Uma situação, diz," que a verificar-se retirará qualidade de vida aos munícipes", sendo, por isso, um verdadeiro "atentado" que merece o profundo repúdio.
.

1 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Grande José Manuel! Força!
    Avança para a Câmara de Anadia que eu voto...