LIMITAÇÕES DOS BOMBEIROS SÃO CADA VEZ MAIORES

4/15/2009 06:53:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia aprovou, no passado dia 29 de Março, o relatório e contas relativo a 2008, bem como o plano de actividades para o ano em curso. Segundo o presidente da Direcção, Mário Teixeira, apesar das limitações, foi possível cumprir a quase totalidade das metas estabelecidas. Dentro das disponibilidades financeiras foi possível dar mais um passo para a melhoria da intervenção do Corpo de Bombeiros. Segundo o documento aprovado, nestes anos volvidos, melhorou-se e recuperou-se o parque de viaturas; modernizaram-se as comunicações e o sistema informático; obtiveram-se apoios financeiros para suporte dos encargos assumidos; colaborou-se em todas as iniciativas, quer da Associação, quer do Corpo de Bombeiros, quer de Entidades várias. Mantiveram-se as acções, no que respeita ao apoio aos peregrinos para Fátima, melhorando fisicamente o espaço, com o aluguer de duas tendas; Foi ainda melhorado e reorganizado o serviço de secretaria, bem como todo o conteúdo funcional dos bombeiros/trabalhadores. As limitações dos bombeiros são cada vez maiores, sendo necessário proceder a alguns reajustamentos, sob pena de, no futuro, não se poder garantir uma prestação de serviços com qualidade.

Corpo de Bombeiros com grande actividade
Quanto à actividade desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros, esta pautou-se pelo desenvolvimento, através dos seus elementos, nas diversas áreas, nomeadamente no serviço pré-hospitalar, transporte de doentes e combate a incêndios florestais, urbanos e industriais. De acordo com o relatório do Comandante Eduardo Matos manteve-se o sistema de socorro, na área da saúde, dando toda a colaboração solicitada pelo INEM, designadamente com a utilização das ambulâncias. O documento destaca o tempo de demora na disponibilização das ambulâncias e respectivos equipamentos nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital Infante D.Pedro, em Aveiro, nas transferências decorrentes do encerramento dos Serviços de Urgência do Hospital de Anadia. Ao longo do último ano, os bombeiros participaram em cursos de Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Condução Fora da Estrada e Organização de Postos de Comando. Referência ainda para o facto de elementos do Quadro de Comando terem frequentado cursos de Organização de Postos de Comando no Teatro de Operações promovidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em São João da Madeira, Aveiro e França.

Agosto registou maior número de incêndios
Durante o ano de 2008, foram registados no concelho de Anadia 38 fogos florestais, tendo os mesmos tido maior incidência nos meses de Agosto e Setembro. O maior pico registou-se no mês de Agosto, com 13, seguido de Setembro com 8. No que respeita a fogos urbanos/industriais registaram-se 39, sendo Janeiro, Novembro e Dezembro, os meses em que mais sinistros ocorreram. Há ainda registo de mais 53 ocorrências, designados por outros fogos. Ao nível de serviços de socorro pré-hospitalar, o número médio de pedidos foi de 117 por mês, tendo atingido o seu pico no primeiro trimestre do ano. Os acidentes rodoviários e ferroviários ocorreram com maior frequência nos meses de Janeiro e Fevereiro. No total foram registados 1409 serviços de socorro pré-hospitalar, 72 acidentes rodoviários/ferroviários e 33 conflitos legais.
Quanto ao transporte de doentes, durante 2008, as ambulâncias do Corpo de Bombeiros transportaram 21.235 utentes para Unidades Hospitalares, Centros de Saúde e Clínicas de Reabilitação Física. De referir que este número engloba os 2.079 utentes transferidos entre unidades hospitalares, partindo na sua grande maioria da Consulta Aberta do Centro de Saúde de Anadia rumo ao Hospital da Universidade de Coimbra. Em média, foram transportados 1.770 doentes por mês. De acordo com os dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros o número de quilómetros percorridos em 2008, no que respeita ao Serviço Pré-Hospitalar, mais que duplicou comparativamente com o ano de 2007. O mesmo sucedendo com o número de horas gastas nesses serviços. No total, as viaturas dos bombeiros percorreram mais de um milhão e quinhentos mil quilómetros. Mais 200 mil kms do que em 2007. Situação que fez disparar o consumo de combustíveis.

Texto: «Região Bairradina»
Foto: Carla Teixeira

0 comentário(s):