ANADIA EM DESTAQUE NO PÃO.COME

4/15/2009 12:26:00 da manhã Publicado por Carla Teixeira

Já não é segredo para ninguém que as doenças cardiovasculares constituem hoje a primeira causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos. Portugal não é excepção, e no que respeita à taxa de mortalidade associada à ocorrência de acidentes vasculares cerebrais é mesmo o campeão europeu. O exagerado consumo de sal, que no nosso país atinge uma média superior a 12 gramas/dia (o dobro do limite máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde), e que contribui para o aumento da tensão arterial, factor de risco de doenças cardiovasculares, é um dos hábitos que mais predispõe para este tipo de patologias, e representa ainda um risco acrescido de neoplasias gástricas, laríngeas, oro e nasofaríngeas.
Diante desta realidade, em Setembro de 2006 a Administração Regional de Saúde do Centro colocou em marcha, através do seu Departamento de Saúde Pública e Planeamento, o Pão.Come. Trata-se de um projecto de intervenção comunitária que abrange todos os distritos da Região Centro, e que tem como primeiro objectivo a redução em 50% do teor de sal no pão à venda nas padarias aderentes até 2022. No primeiro relatório de avaliação deste projecto, concluído em Dezembro do ano passado, mas só há poucos dias divulgado publicamente, Anadia é um dos municípios do distrito de Aveiro que mais se destaca, pela positiva. Com 26 padarias participantes (apenas Ílhavo ficou à frente, com 55), o pão analisado no nosso concelho revela um dos mais baixos teores de sal do distrito.
À luz do dossier de apresentação do Pão.Come, a que o ANADIA SEM GENTE teve acesso, este é um projecto de intervenção comunitária que visa o objectivo da redução da mortalidade específica por doenças cérebro e cardiovasculares, e que teve origem num projecto de intervenção desenvolvido em 2005, no âmbito do internato complementar de saúde pública, no concelho de Carregal do Sal. A assunção de que a indústria panificadora poderá ter um “papel relevante” como agente de saúde fez com que a ARS/Centro abraçasse a iniciativa, levando a toda a região os seus três objectivos centrais: contribuir para a redução da taxa de mortalidade por doenças cardio e cérebro-vasculares em toda a Região Centro, combater a sua incidência e minimizar os efeitos da sua prevalência. Um objectivo a que o concelho de Anadia associa o seu nome com um excelente exemplo.



Texto de Carla Teixeira
Imagens: Google e Relatório da ARS/Centro

0 comentário(s):